Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/17986
Title: Educação financeira e preparo para o consumo: opiniões e vivências de alunos, pais e professores envolvidos num projeto em contexto escolar
Authors: Sena, Lívia Maciel 
Orientador: Pinheiro, Maria do Rosário
Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Keywords: Educação financeira; Escola; Família; Finanças; Consumo
Issue Date: 2011
Serial title, monograph or event: Educação financeira e preparo para o consumo: opiniões e vivências de alunos, pais e professores envolvidos num projeto em contexto escolar
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As questões sobre Educação Financeira e Preparo para o Consumo têm ocupado grande espaço nas discussões e debates relacionados com a educação, suportados por contributos significativos de autores que se dedicam especificamente a essa temática. Um dos ambientes priviligiados para levar à prática este conjunto de pensamentos é a Escola, enquanto organização educativa que procura congregar e potenciar os interesses de diferentes agentes. Assim, o presente trabalho teve por objetivo, primeiro, problematizar os contributos teóricos e as opções políticas dominantes, depois, caracterizar e avaliar um projeto que incluía uma dimensão de Educação Financeira e Preparo para o Consumo vivenciado por alunos, pais e professores do Colégio Logosófico – Unidade Funcionários, de Belo Horizonte, tendo como princípio o processo educacional e a relação entre a escola, a família e todos os envolvidos nos momentos de transferência das aprendizagens relacionadas com esses conceitos específicos. Procuramos compreender e descrever como se dá a veiculação dos conhecimentos relacionados com essa temática a partir das opiniões e vivências dos agentes envolvidos. Observou-se que a inclusão desses conceitos nas atividades educativas promovidas pela escola, pode contribuir de forma não negligenciável, para uma maior conscientização de todos os envolvidos, principalmente quando aliado à boa formação conjugada, por parte da educação oferecida na família, na escola e vivenciada por todos os agentes sociais envolvidos na educação.
Financial education and preparation for consumption are issues that have occupied large space in discussions and debates regarding education. These discussions and debates had significant contributions from authors who are dedicated to this subject. A privileged environment to implement this set of thoughts is the school. The school is considered here an educational organization that seeks to bring together and enhance the interests of different actors. At first this study aimed to discuss the up to date theoretical contributions and policies. Then, the study described and analyzed a financial education and preparation for consumption project experienced by students, parents and teachers of the Logosophical School – Funcionários Unity (Colégio Logosófico – Unidade Funcionários), from Belo Horizonte (Brazil). The project was based on the educational process and the relationship between school, family and everyone involved in the transfer of knowledge related to these specific concepts. We seek to understand and describe how the knowledge related to this topic is transferred, based on the opinions and experiences of those involved. It was observed that the inclusion of these concepts in educational activities offered by the school can contribute significantly to a greater awareness of all involved. This is especially true when the educational activities of the school are coupled with a good combined education: the one offered in the family, in school and by all other social agents involved in education.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional (Gestão da Formação) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/17986
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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