Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17936
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azenha, Maria Emilia | - |
dc.contributor.advisor | Matos, Laura | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Tânia Marina Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-15T16:21:49Z | - |
dc.date.available | 2011-12-15T16:21:49Z | - |
dc.date.issued | 2011-08 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, Tânia Marina Gouveia - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2011 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/17936 | - |
dc.description.abstract | Este relatório elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico do qual resulta este relatório decorreu durante o ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Laura Matos e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Pedro Almeida Vieira Alberto e, na Componente de Química, da Professora Dra. Maria Emília Azenha. O Estágio Pedagógico é uma componente de extrema importância na vida de um futuro professor. Proporciona o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar. As actividades desenvolvidas, durante o Estágio Pedagógico, com a devida supervisão dos orientadores, visam fortalecer as capacidades do futuro professor estagiário, permitindo-lhe aprender e evoluir tanto como pessoa, como profissional e adequar-se à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos e um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na Introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referindo-se também os objectivos do estágio. No Capítulo 1 encontra-se o Enquadramento Geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, uma caracterização da turma do 9º ano de escolaridade onde ocorreu com maior frequência a prática de ensino supervisionado, a caracterização e descrição das actividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio e outras actividades das quais o mesmo núcleo participou activamente. No Capítulo 2, denominado Ensino Básico – 9º ano de escolaridade, enunciam-se as orientações curriculares para este nível de ensino, apresenta-se o manual escolar adoptado e aborda-se a planificação e descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. 5 No Capítulo 3, denominado Ensino Secundário – 10º ano de escolaridade, referem-se as finalidades e orientações curriculares estabelecidas no programa da disciplina de Física e Química A, apresentam-se os manuais escolares adoptados e, tal como no Capítulo 2, descrevem-se a planificação e a descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No Capítulo 4 apresenta-se uma síntese dos Projectos de Investigação Educacional I e II que foram desenvolvidos, no decurso do ano lectivo, na componente de Química, no 9º ano, e na componente de Física, no 10º ano. No Capítulo 5 apresentam-se as Considerações Finais mais relevantes, proporcionando uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e compreensão deste Relatório. PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores; Estágio Pedagógico; Ensino da Física e da Química; Mestrado em Ensino | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da Física - 3º ciclo do ensino básico e secundário | por |
dc.subject | Ensino da Química - 3º ciclo do ensino basico e secundário | por |
dc.title | Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.parentdept | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.researchunit | CQC - Coimbra Chemistry Centre | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9495-2592 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese tania final.pdf | 4.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.