Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1790
Title: Aplicação da mecânica da fractura ao estudo da resistência à fadiga de juntas soldadas
Authors: Ferreira, José António Martins 
Keywords: Estruturas
Issue Date: 4-Mar-1985
Citation: FERREIRA, José António Martins - Aplicação da mecânica da fractura ao estudo da resistência à fadiga de juntas soldadas. Coimbra, 1984. 267 p.
Abstract: O estudo apresentado nesta tese recai sobre dois tipos de juntas soldadas de particular interesse, que são: as juntas de canto em tubos rectangulares em aço macio e as juntas cruciformes sem transferência de carga. Em relação às primeiras, estas usam-se principalmente em estruturas de veículos de transporte tais como autocarros e comboios, pois os perfis tubulares combinam um baixo peso com valores elevados dos módulos de resistência à flexão e torção. Torna-se assim possível aumentar a capacidade de carga e diminuir o consumo dos veículos. Os resultados apresentados nesta tese visam os seguintes objectivos: - estudo da influência do material (tipo aço) e de espessura da parede do tubo na resistência à fadiga dos perfis tubulares soldados. - fixação de níveis de tensões admissíveis à fadiga nestas estruturas em função das variáveis atrás indicadas. - estudo da influência dos defeitos de soldadura na resistência á fadiga dos tubos utilizando o factor de intensidade de tensões da Mecânica da Fractura. As juntas cruciformes sem transferência de carga são bastante usadas em estruturas soldadas. Este tipo de juntas encontra-se bastante estudado para solicitações de tracção, mas em flexão os resultados disponíveis são ainda escassos não aparecendo normalmente considerados, especialmente em códigos de construção soldada. Nesta tese faz-se um estudo experimental e teórico da influência da geometria das juntas cruciformes sem transferência de carga no comportamento à fadiga para solicitações de flexão.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Mecânica - Construção Metalomecânica) apresentada à Fac. de Ciências da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1790
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

339
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.