Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17843
Title: Determinantes do desempenho dos vendedores : um estudo na indústria farmacêutica
Authors: Pedro, Teresa Margarida Dias. 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Issue Date: 21-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Pedro, Teresa Margarida Dias - Determinantes do desempenho dos vendedores : um estudo na indústria farmacêutica. Coimbra, 2011
Abstract: Os vendedores têm um papel fundamental para as organizações em que trabalham, porque são eles que, para além de serem a face da organização, são também aqueles que fazem com que continue a haver trocas comerciais entre as organizações e os clientes. A qualidade deste contacto é decisiva para fidelizar clientes, ou até mesmo captar novos. No que respeita à indústria farmacêutica, os vendedores fazem uma venda indirecta, „vendendo‟ apenas ao seu cliente, o médico, os benefícios e características dos produtos que promove. Sendo este mercado altamente competitivo, o vendedor, designado por delegado de informação médica, tem que ter um alto desempenho para conseguir obter vendas. Posto isto, este estudo teve como objectivo debruçar-se sobre os determinantes do desempenho. Os determinantes tidos em conta incluíram os determinantes contextuais, que dizem respeito ao ambiente de trabalho, em particular o estilo de liderança, e variáveis de ordem pessoal bem como respostas dos empregados ao contexto organizacional, tendo-se aqui dado ênfase aos valores culturais definidos por Hofstede. Para que tal investigação fosse levada a cabo, foram distribuídos 179 questionários por vendedores da indústria farmacêutica, de várias empresas. A subsequente análise dos resultados dos 125 questionários considerados válidos, revela que o desempenho é influenciado essencialmente por dois valores culturais: o colectivismo e a orientação a longo prazo. Conclui-se também que a satisfação no trabalho e a liderança instrumental, bem como a motivação extrínseca e a criatividade, afectam o desempenho.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17843
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Teresa Pedro.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

330
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

275
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.