Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17843
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dc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
dc.contributor.authorPedro, Teresa Margarida Dias.-
dc.date.accessioned2011-12-06T16:27:04Z-
dc.date.available2011-12-06T16:27:04Z-
dc.date.issued2011-10-21-
dc.identifier.citationPedro, Teresa Margarida Dias - Determinantes do desempenho dos vendedores : um estudo na indústria farmacêutica. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17843-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.por
dc.description.abstractOs vendedores têm um papel fundamental para as organizações em que trabalham, porque são eles que, para além de serem a face da organização, são também aqueles que fazem com que continue a haver trocas comerciais entre as organizações e os clientes. A qualidade deste contacto é decisiva para fidelizar clientes, ou até mesmo captar novos. No que respeita à indústria farmacêutica, os vendedores fazem uma venda indirecta, „vendendo‟ apenas ao seu cliente, o médico, os benefícios e características dos produtos que promove. Sendo este mercado altamente competitivo, o vendedor, designado por delegado de informação médica, tem que ter um alto desempenho para conseguir obter vendas. Posto isto, este estudo teve como objectivo debruçar-se sobre os determinantes do desempenho. Os determinantes tidos em conta incluíram os determinantes contextuais, que dizem respeito ao ambiente de trabalho, em particular o estilo de liderança, e variáveis de ordem pessoal bem como respostas dos empregados ao contexto organizacional, tendo-se aqui dado ênfase aos valores culturais definidos por Hofstede. Para que tal investigação fosse levada a cabo, foram distribuídos 179 questionários por vendedores da indústria farmacêutica, de várias empresas. A subsequente análise dos resultados dos 125 questionários considerados válidos, revela que o desempenho é influenciado essencialmente por dois valores culturais: o colectivismo e a orientação a longo prazo. Conclui-se também que a satisfação no trabalho e a liderança instrumental, bem como a motivação extrínseca e a criatividade, afectam o desempenho.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleDeterminantes do desempenho dos vendedores : um estudo na indústria farmacêuticapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6067-4849-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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