Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17829
Title: O papel das parcerias na internacionalização de empresas : o caso da enterprise Europe Network
Authors: Matos, Marta Isabel da Costa 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Parcerias; Internacionalização; Enterprise Europe Network (EEN); Globalização; Cooperação; Alianças internacionais
Issue Date: 27-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Matos, Marta Isabel da Costa - O papel das parcerias na internacionalização de empresas : o caso da enterprise Europe Network. Coimbra, 2011
Abstract: Este trabalho apresenta-se como relatório de estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desenvolvido no Departamento de Cooperação e Relações Internacionais do Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC). O seu tema principal é o estudo das parcerias entre empresas de diferentes países como factor de internacionalização, focando-se, através de experiência prática durante o referido estágio, no trabalho da rede Enterprise Europe Network (EEN), uma rede europeia de apoio às pequenas e médias empresas. Na primeira parte deste relatório é feito um levantamento dos estudos já existentes nesta área, nomeadamente nos campos da globalização, cooperação e alianças internacionais, motivos para a sua formação, vantagens e riscos, focando-se ainda as joint ventures internacionais e o caso particular das alianças na Europa. Na segunda parte é feita uma descrição das actividades desenvolvidas durante o estágio curricular, quer no âmbito da EEN, explicando os procedimentos adoptados por esta rede para promover a internacionalização de pequenas e médias empresas, quer de outros projectos realizados pelo CEC/CCIC no período de estágio. Por fim, na terceira parte, é feita uma análise crítica do estágio e da entidade de acolhimento, evidenciando as suas qualidades e os pontos a melhorar. É também analisada criticamente a EEN, através de um diagrama SWOT, ou seja, identificando os seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, com base na experiência adquirida durante os 5 meses de estágio.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientaçao de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17829
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Anexos.rar4.08 MBAdobe PDFView/Open
O Papel das Parcerias.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

468
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

3,522
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.