Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17829
Title: O papel das parcerias na internacionalização de empresas : o caso da enterprise Europe Network
Authors: Matos, Marta Isabel da Costa 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Parcerias; Internacionalização; Enterprise Europe Network (EEN); Globalização; Cooperação; Alianças internacionais
Issue Date: 27-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Matos, Marta Isabel da Costa - O papel das parcerias na internacionalização de empresas : o caso da enterprise Europe Network. Coimbra, 2011
Abstract: Este trabalho apresenta-se como relatório de estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desenvolvido no Departamento de Cooperação e Relações Internacionais do Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC). O seu tema principal é o estudo das parcerias entre empresas de diferentes países como factor de internacionalização, focando-se, através de experiência prática durante o referido estágio, no trabalho da rede Enterprise Europe Network (EEN), uma rede europeia de apoio às pequenas e médias empresas. Na primeira parte deste relatório é feito um levantamento dos estudos já existentes nesta área, nomeadamente nos campos da globalização, cooperação e alianças internacionais, motivos para a sua formação, vantagens e riscos, focando-se ainda as joint ventures internacionais e o caso particular das alianças na Europa. Na segunda parte é feita uma descrição das actividades desenvolvidas durante o estágio curricular, quer no âmbito da EEN, explicando os procedimentos adoptados por esta rede para promover a internacionalização de pequenas e médias empresas, quer de outros projectos realizados pelo CEC/CCIC no período de estágio. Por fim, na terceira parte, é feita uma análise crítica do estágio e da entidade de acolhimento, evidenciando as suas qualidades e os pontos a melhorar. É também analisada criticamente a EEN, através de um diagrama SWOT, ou seja, identificando os seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, com base na experiência adquirida durante os 5 meses de estágio.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientaçao de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17829
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Anexos.rar4.08 MBAdobe PDFView/Open
O Papel das Parcerias.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.