Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17803
Title: Caracterização económica e demográfica do Pinhal Interior Sul
Authors: Branquinho, Carlos Manuel Pinto Lopes. 
Orientador: Ramos, Pedro Nogueira
Keywords: Pinhal Interior Sul; Demografia; Contas regionais; Quocientes de localização; Input-output
Issue Date: 28-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Branquinho, Carlos Manuel Pinto Lopes - Caracterização económica e demográfica do Pinhal Interior Sul. Coimbra, 2011
Abstract: Com o presente trabalho pretende-se elaborar uma caracterização económica da Região NUT 3 do Pinhal Interior Sul, bem como apresentar a relevância que o sector da Administração Pública detém no seu tecido produtivo regional. Este segundo objectivo assume particular interesse de análise tendo em consideração os cortes na despesa pública que se prevêem ocorrer nos próximos anos. Para tal, numa primeira parte, serão analisados um conjunto de dados estatísticos que permitam obter o retrato económico e demográfico da região, bem como as respectivas evoluções ao longo das últimas décadas. Como fontes de dados demográficos apresentados, destacam-se os censos da população realizados desde 1864 à actualidade, bem como um conjunto de indicadores relativos à fecundidade e às migrações. No que diz respeito à economia da região tomou-se especial interesse aos dados relativos ao mercado de trabalho, à análise dos sectores económicos com base no estudo dos quocientes de localização respectivos, feita a partir das contas regionais, e em particular uma apresentação do sector do turismo. Numa segunda parte será analisado o peso do sector da Administração Pública na economia da região. Para tal, serão analisados os impactos previsíveis de uma redução hipotética em 50% do Consumo Público tendo como base de trabalho a Matriz Input-Output construída pelo Projecto DEMOSPIN para a região. Como resultados principais destacam-se a verificação de estarmos perante uma região com baixa densidade populacional, a qual se encontra potenciada por decréscimo acentuado na sua população, mas que, no entanto, possui um saldo migratório com um valor bastante superior ao nacional e ao da Região Centro. Em termos económicos, estamos perante uma região relativamente pobre, com uma remuneração salarial média inferior à nacional e com um peso da Administração Pública elevado, o qual se manifesta num elevado peso tanto do emprego público como da relevância do consumo público na actividade económica.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia Local, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sob a orientação de Pedro Nogueira Ramos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17803
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

644
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

765
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.