Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17790
Title: O impacto da responsabilidade social das empresas na implicação do colaborador com o trabalho e o efeito mediador da identificação organizacional
Authors: Santos, Helder Tiago Plácido dos 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Keywords: Questionário de Identificação e Implicação Organizacional (ASH - Auditoria do Sistema Humano); Escala RSE (Responsabilidade Social das Empresas); Responsabilidade social das empresas; Empresa, responsabilidade social; Identificação organizacional
Issue Date: 2008
Serial title, monograph or event: O impacto da responsabilidade social das empresas na implicação do colaborador com o trabalho e o efeito mediador da identificação organizacional
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta investigação insere-se na temática da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) e teve como principal objectivo estudar o efeito mediador da Identificação organizacional na relação entre as percepções de práticas de Responsabilidade Social das Empresas e a Implicação do colaborador com o trabalho. Neste sentido, foi utilizada uma amostra de 287 indivíduos, provenientes de 13 empresas do sector cerâmico português, que responderam ao Questionário de Responsabilidade Social das Empresas (Inverno & Rebelo, 2007) e ao Questionário de Identificação e Implicação da Auditoria do Sistema Humano (ASH-II) (Quijano, Aparício, Bonavia, Masip, Navarro & Ruiz, 1999). O estudo das qualidades psicométricas de ambos os questionários apresentou-os como medidas fiáveis. Para testar a mediação, seguimos os procedimentos recomendados por Baron e Kenny (1986). Os resultados indicam que a Identificação organizacional é mediadora da relação entre as percepções de práticas de Responsabilidade Social das Empresas e a Implicação do colaborador com o trabalho. As implicações teóricas e práticas destes resultados são analisadas e discutidas.
This research is centred on Corporate Social Responsibility (CSR) and its main purpose was to study the mediating effect of Organizational identification in the relation between employee perceptions about Corporate Social Responsibility practices and employee`s Implication towards work. A total number of 287 individuals from 13 ceramic companies filled out the Corporate Social Responsibility Questionnaire (Inverno & Rebelo, 2007) and the Identification and Implication Questionnaire (ASH-II) (Quijano, Aparício, Bonavia, Masip, Navarro & Ruiz, 1999). The psychometric properties of both questionnaires presented them as reliable instruments. In order to test mediation we followed Baron and Kenny´s (1986) procedures. Results indicate that Organizational identification mediates the relation between the employee perceptions about Corporate Social Responsibility practices and employee Implication towards work. Theoretical and practical implications are discussed.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/17790
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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