Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17790
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
dc.contributor.authorSantos, Helder Tiago Plácido dos-
dc.date.accessioned2011-12-02T16:10:30Z-
dc.date.available2011-12-02T16:10:30Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17790-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopor
dc.description.abstractEsta investigação insere-se na temática da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) e teve como principal objectivo estudar o efeito mediador da Identificação organizacional na relação entre as percepções de práticas de Responsabilidade Social das Empresas e a Implicação do colaborador com o trabalho. Neste sentido, foi utilizada uma amostra de 287 indivíduos, provenientes de 13 empresas do sector cerâmico português, que responderam ao Questionário de Responsabilidade Social das Empresas (Inverno & Rebelo, 2007) e ao Questionário de Identificação e Implicação da Auditoria do Sistema Humano (ASH-II) (Quijano, Aparício, Bonavia, Masip, Navarro & Ruiz, 1999). O estudo das qualidades psicométricas de ambos os questionários apresentou-os como medidas fiáveis. Para testar a mediação, seguimos os procedimentos recomendados por Baron e Kenny (1986). Os resultados indicam que a Identificação organizacional é mediadora da relação entre as percepções de práticas de Responsabilidade Social das Empresas e a Implicação do colaborador com o trabalho. As implicações teóricas e práticas destes resultados são analisadas e discutidas.por
dc.description.abstractThis research is centred on Corporate Social Responsibility (CSR) and its main purpose was to study the mediating effect of Organizational identification in the relation between employee perceptions about Corporate Social Responsibility practices and employee`s Implication towards work. A total number of 287 individuals from 13 ceramic companies filled out the Corporate Social Responsibility Questionnaire (Inverno & Rebelo, 2007) and the Identification and Implication Questionnaire (ASH-II) (Quijano, Aparício, Bonavia, Masip, Navarro & Ruiz, 1999). The psychometric properties of both questionnaires presented them as reliable instruments. In order to test mediation we followed Baron and Kenny´s (1986) procedures. Results indicate that Organizational identification mediates the relation between the employee perceptions about Corporate Social Responsibility practices and employee Implication towards work. Theoretical and practical implications are discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectQuestionário de Identificação e Implicação Organizacional (ASH - Auditoria do Sistema Humano)por
dc.subjectEscala RSE (Responsabilidade Social das Empresas)por
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspor
dc.subjectEmpresa, responsabilidade socialpor
dc.subjectIdentificação organizacionalpor
dc.titleO impacto da responsabilidade social das empresas na implicação do colaborador com o trabalho e o efeito mediador da identificação organizacionalpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleO impacto da responsabilidade social das empresas na implicação do colaborador com o trabalho e o efeito mediador da identificação organizacionalpor
dc.peerreviewedNopor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Helder Santos.pdf534.51 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

664
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

78
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.