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https://hdl.handle.net/10316/17753
Título: | Comprometimento organizacional e gestão do conhecimento: estudo empírico em organizações do ensino superior público | Autor: | Lopes, Maria Luisa Fernandes | Orientador: | Carvalho, Carla | Palavras-chave: | Compromisso organizacional; Gestão do conhecimento | Data: | 2008 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Comprometimento organizacional e gestão do conhecimento:estudo empírico em organizações do ensino superior público | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O objectivo da presente investigação é analisar o impacto que o
comprometimento dos colaboradores poderá ter na sua percepção quanto à
forma como ocorrem os processos de gestão do conhecimento nas
organizações onde intervêm.
Fundamentámo-nos, conceptualmente, no modelo de Quijano, Navarro e
Cornejo (2000), considerando as quatro dimensões de comprometimento
organizacional emergentes da adaptação e validação do questionário ASHICI
ao sector em estudo (Favas, 2007), nomeadamente: pessoal afectivo;
pessoal de valores; instrumental de necessidade; e instrumental de troca. Por
sua vez, para avaliar os processos de gestão do conhecimento baseámo-nos
no modelo de Cardoso (2003) e nas quatro dimensões retidas aquando da
adaptação e validação do questionário de GC para o sector em estudo
(Gomes, 2008), designadamente: orientação cultural para o conhecimento;
práticas de gestão do conhecimento; gestão social e discursiva do
conhecimento; e orientação interna para a aprendizagem e melhoria
contínua.
A presente investigação é empírica e de cariz não experimental. Foi
estudada uma amostra de 301 participantes do corpo não docente de um
estabelecimento de ensino superior politécnico da região centro de Portugal,
através da aplicação de dois questionários (cf. Anexos): o ASH-ICI (Quijano
et al., 2000) e o GC (Cardoso, 2003).
Na análise dos dados, aplicámos quatro modelos de regressão múltipla.
Os resultados mostram que os vários tipos de comprometimento
organizacional têm um impacto diferenciado nas dimensões de gestão do
conhecimento. O presente trabalho constitui, assim, um pequeno contributo
no sentido da análise e reflexão acerca de uma relação até agora pouco
estudada. This survey has the main purpose of analysing the influence of organizational commitment developed by workers on the knowledge management processes which take place at the organization they work for. We used the Quijano, Navarro and Cornejo (2000) theoretical model, considering the four organizational commitment dimensions which emerged when the ASH-ICI questionnaire was adapted and validated to this sector (Favas, 2007): personal affective; personal values; Instrumental need; and Instrumental exchange. To examine the knowledge management processes we adopted Cardoso (2003) theoretical model, taking into account the four dimensions that emerged when the GC questionnaire was adapted and validated to this sector (Gomes, 2008): knowledge oriented culture; knowledge management practices; social and discursive management of knowledge; internal orientation to learning and continuous improvement. The research developed has an empiric and non experimental nature. The sample was composed of 301 participants, none of which are teachers, from a polytechnic institution in the central region of Portugal. The data was gathered through two questionnaires – ASH-ICI (Quijano et al., 2000) and GC (Cardoso, 2003). In the data analysis, we applied the multiple regression technique, which seemed to be the most appropriate. The results showed that the different kinds of commitment had a different impact over the knowledge management dimensions. This is a new relation and we hope to give a small contribute to its analysis and reflection. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Intregrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17753 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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