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https://hdl.handle.net/10316/17746
Título: | As crenças generalizadas de confiança interpessoal e a conduta de cooperação no jogo: "Dilema do Prisioneiro" em crianças do 5º e do 6º anos de escolaridade | Autor: | Mendes, Alice Machado | Orientador: | Brêda, Maria São João de Castilho Dias, Maria da Luz Vale |
Palavras-chave: | Confiança; Cooperação; Relações interpessoais, adolescente | Data: | 2010 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | As crenças generalizadas de confiança interpessoal e a conduta de cooperação no jogo:"Dilema do Prisioneiro" em crianças do 5º e do 6º anos de escolaridade | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Após a síntese histórica e a revisão de algumas perspectivas
teóricas actuais sobre Confiança Interpessoal e sobre Cooperação,
destacando em particular os contributos conceptuais de Rotenberg sobre a
confiança (trust) nas crianças, o presente estudo, destina-se a prosseguir o
processo de construção e de validação de uma versão portuguesa de uma
medida de confiança interpessoal em crianças de Rotenberg (2008), iniciado
numa investigação anterior, inspirado num instrumento em particular
(Cross-Cultural Children´s Trust Beliefs - CCCTB), (Rotenberg et. al, 2005;
2008). Uma vez que a escala, na sua versão inicial já havia demonstrado
alguma qualidade psicométrica nos seus principais scores, avançamos neste
estudo para a investigação da sua validade mediante a relação entre este
constructo (crenças de confiança interpessoal) e um outro cuja relação tem
sido empiricamente demonstrada, que constitui a conduta de cooperação
(abordada com medidas comportamentais e cognitivas na situação de jogo
do Dilema do Prisioneiro) (Ahn et. al, 2001). After a review of some theoretical perspectives on Interpersonal Trust and on Cooperation, highlighting in particular the works of Rotenberg about trust (trust) in children, this study intended to continue the process of construction and validation of a specific measure of interpersonal trust in children, initiated in previous research, inspired by a particular instrument (Cross-Cultural Children's Trust Beliefs - CCCTB), (Rotenberg et al., 2005; 2008). Once the original version of the scale, had already shown some quality in their main psychometric scores, we proceeded in this study to investigate its validity upon the relationship between this construct (beliefs of interpersonal trust) and another, with which a relationship has been empirically demonstrated, the conduct of cooperation (measured with cognitive and behavioral indicators in the context of Prisoner's Dilemma games) (Ahn et al., 2001). |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17746 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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