Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/17746
Title: As crenças generalizadas de confiança interpessoal e a conduta de cooperação no jogo: "Dilema do Prisioneiro" em crianças do 5º e do 6º anos de escolaridade
Authors: Mendes, Alice Machado 
Orientador: Brêda, Maria São João de Castilho
Dias, Maria da Luz Vale
Keywords: Confiança; Cooperação; Relações interpessoais, adolescente
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: As crenças generalizadas de confiança interpessoal e a conduta de cooperação no jogo:"Dilema do Prisioneiro" em crianças do 5º e do 6º anos de escolaridade
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Após a síntese histórica e a revisão de algumas perspectivas teóricas actuais sobre Confiança Interpessoal e sobre Cooperação, destacando em particular os contributos conceptuais de Rotenberg sobre a confiança (trust) nas crianças, o presente estudo, destina-se a prosseguir o processo de construção e de validação de uma versão portuguesa de uma medida de confiança interpessoal em crianças de Rotenberg (2008), iniciado numa investigação anterior, inspirado num instrumento em particular (Cross-Cultural Children´s Trust Beliefs - CCCTB), (Rotenberg et. al, 2005; 2008). Uma vez que a escala, na sua versão inicial já havia demonstrado alguma qualidade psicométrica nos seus principais scores, avançamos neste estudo para a investigação da sua validade mediante a relação entre este constructo (crenças de confiança interpessoal) e um outro cuja relação tem sido empiricamente demonstrada, que constitui a conduta de cooperação (abordada com medidas comportamentais e cognitivas na situação de jogo do Dilema do Prisioneiro) (Ahn et. al, 2001).
After a review of some theoretical perspectives on Interpersonal Trust and on Cooperation, highlighting in particular the works of Rotenberg about trust (trust) in children, this study intended to continue the process of construction and validation of a specific measure of interpersonal trust in children, initiated in previous research, inspired by a particular instrument (Cross-Cultural Children's Trust Beliefs - CCCTB), (Rotenberg et al., 2005; 2008). Once the original version of the scale, had already shown some quality in their main psychometric scores, we proceeded in this study to investigate its validity upon the relationship between this construct (beliefs of interpersonal trust) and another, with which a relationship has been empirically demonstrated, the conduct of cooperation (measured with cognitive and behavioral indicators in the context of Prisoner's Dilemma games) (Ahn et al., 2001).
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/17746
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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