Title: Relatório final de estágio : Escola Secundária José Falcão
Authors: Peixoto, Hugo Francisco Bessa 
Keywords: Ensino da educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2011
Abstract: O presente documento visa a elaboração do Relatório Final de Estágio Pedagógico, tendo sido realizado como um documento conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi consumado na Escola Secundária José Falcão em Coimbra durante o ano lectivo de 2010/2011, tendo como primordial objectivo levar á prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer dos 1º e 2 º semestres do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada, tendo em vista a profissionalização de docentes de Educação Física. Este documento está estruturado em vários capítulos, ao longo dos quais se apresenta o trabalho realizado na realização do Estágio Pedagógico, com o objectivo de se fazer uma descrição assim como uma reflexão sobre o que foi feito, sendo analisado criticamente á posteriori com o intuito de se fazer uma introspecção de todo o trabalho desenvolvido e conhecimento dele retirados. Serão abordados neste documento situações reflexivas sobre as dificuldades sentidas e necessidades de formação, o ensino aprendizagem, Ética profissional, questões dilemáticas e as conclusões referentes á formação inicial. Será também feita uma descrição das actividades desenvolvidas tais como o planeamento, a realização a avaliação e as componentes ético-profissional. O compromisso para com as aprendizagens dos alunos, assume-se como uma prioridade máxima, o qual terá mais efeito quanto for o grau de evolução atingido pelo professor. O perfil do professor deverá ser de alguém competente, capaz, que reflecte sobre a prática e que actua de acordo com as necessidades dos alunos. O Estágio Pedagógico é uma boa oportunidade de aprendizagem, favorecendo a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, que são vitais a um bom desempenho do professor. Deverá haver por parte do professor um estimulo para uma formação continua, devido á constante mutação do ensino, não se remetendo unicamente á intervenção pedagógica, mas também ao capitulo das possíveis funções desempenhadas por si na comunidade escolar.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/17736
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Hugo Peixoto Corrigido-1.pdf750.72 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.