Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17736
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Massart, Alain Guy | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Hugo Francisco Bessa | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-29T12:16:31Z | - |
dc.date.available | 2011-11-29T12:16:31Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/17736 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O presente documento visa a elaboração do Relatório Final de Estágio Pedagógico, tendo sido realizado como um documento conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi consumado na Escola Secundária José Falcão em Coimbra durante o ano lectivo de 2010/2011, tendo como primordial objectivo levar á prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer dos 1º e 2 º semestres do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada, tendo em vista a profissionalização de docentes de Educação Física. Este documento está estruturado em vários capítulos, ao longo dos quais se apresenta o trabalho realizado na realização do Estágio Pedagógico, com o objectivo de se fazer uma descrição assim como uma reflexão sobre o que foi feito, sendo analisado criticamente á posteriori com o intuito de se fazer uma introspecção de todo o trabalho desenvolvido e conhecimento dele retirados. Serão abordados neste documento situações reflexivas sobre as dificuldades sentidas e necessidades de formação, o ensino aprendizagem, Ética profissional, questões dilemáticas e as conclusões referentes á formação inicial. Será também feita uma descrição das actividades desenvolvidas tais como o planeamento, a realização a avaliação e as componentes ético-profissional. O compromisso para com as aprendizagens dos alunos, assume-se como uma prioridade máxima, o qual terá mais efeito quanto for o grau de evolução atingido pelo professor. O perfil do professor deverá ser de alguém competente, capaz, que reflecte sobre a prática e que actua de acordo com as necessidades dos alunos. O Estágio Pedagógico é uma boa oportunidade de aprendizagem, favorecendo a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, que são vitais a um bom desempenho do professor. Deverá haver por parte do professor um estimulo para uma formação continua, devido á constante mutação do ensino, não se remetendo unicamente á intervenção pedagógica, mas também ao capitulo das possíveis funções desempenhadas por si na comunidade escolar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório final de estágio : Escola Secundária José Falcão | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-3977-7266 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Hugo Peixoto Corrigido-1.pdf | 750.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
778
checked on Apr 23, 2024
Download(s)
121
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.