Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17717
Título: | Reflexão das práticas docentes em contexto de comunidades virtuais | Autor: | Pereira, Vanda Maria Lourenço | Orientador: | Pessoa, Maria Teresa Ribeiro | Palavras-chave: | Narrativa; Dilemas; Facebook; Teoria da flexibilidade cognitiva; Ética | Data: | 2011 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Reflexão das práticas docentes em contexto de comunidades virtuais | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O presente estudo visa analisar a problemática de alguns dilemas éticos que se colocam ao docente, numa perspectiva de reflexão partilhada e de trabalho colaborativo através de um dos meios mais poderosos da era tecnológica, a Internet, mais especificamente, uma rede social, o Facebook.
Numa abordagem explorativa e essencialmente descritiva, esta dissertação pretende encontrar indícios para a questão de se “Numa comunidade virtual do Facebook, seguindo o modelo pedagógico de Gilly Salmon, é possível, estabelecer uma reflexão partilhada acerca das práticas dos docentes e uma construção flexível do conhecimento relativamente à ética profissional?”
Com base na Teoria da Flexibilidade Cognitiva estabelecemos, como estratégia da nossa pesquisa, a proposta de utilização de uma narrativa como instrumento de reflexão, em torno de dilemas/tensões da profissão docente..
Para possibilitar uma reflexão partilhada propusemo-nos criar e gerir, segundo o modelo de Gilly Salmon, um grupo, na rede virtual Facebook.
A nossa questão gerou duas questões mais específicas: Q1- O Grupo “Momentos na vida de um professor”, gerido pelo modelo pedagógico de Gilly Salmon será um contexto de formação adequado? Q2- A narrativa “Profissão Cusca?” será um instrumento adequado à promoção nos docentes de um olhar crítico e dilemático em relação a questões de carácter mais pessoal, existentes em inquéritos e elaborados pela escola/professor?
Resultam deste estudo, essencialmente a descrição de todo um processo de exploração de um caminho e cenário de investigação pouco trilhado, mas de recursos consideráveis e que muito poderão oferecer, no campo da formação. The present study aims to analyse the problem of some ethical dilemmas a teacher face in a perspective of half shared reflection and collaborative work through one of the most powerful media of the technological age, the Internet, more specifically, a social net, the Facebook. In a explorative and essentially descriptive boarding, this dissertation intends to find indications for the following question: “In a virtual community of the Facebook, according to the pedagogical model of SG, is it possible to establish a shared reflection concerning the teachers’ practices and a flexible construction of the knowledge of the professional ethics?” On the basis of Cognitive Flexibility Theory, and as a strategy of our research, we establish the proposal of using a narrative as a reflexive instrument about dilemmas/tensions of the teaching profession. To make a shared reflection possible we decide to create a group in the virtual net Facebook according to model of Gilly Salmon. Our question raised two other more specific questions: Q1- According to the pedagogical model of Gilly Salmon will the Group “Momentos na Vida de um Professor”, be an adequate context of formation?” Q2- Will the narrative “Profissão Cusca” be an adequate instrument to the teachers’ promotion of a critical and dilemmatic look in relation to more personal questions existing in questionnaires done by the school/teacher? “ The result of this study is essentially the description of a whole process of exploration of a way and scene of inquiry, not yet sufficiently explored, but presenting considerable and valuable resources that can offer much information as far as teachers’ formation is concerned. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17717 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanda Pereira.pdf | 3.73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
325
Visto em 15/out/2024
Downloads
97
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.