Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17717
Título: Reflexão das práticas docentes em contexto de comunidades virtuais
Autor: Pereira, Vanda Maria Lourenço 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Palavras-chave: Narrativa; Dilemas; Facebook; Teoria da flexibilidade cognitiva; Ética
Data: 2011
Título da revista, periódico, livro ou evento: Reflexão das práticas docentes em contexto de comunidades virtuais
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo visa analisar a problemática de alguns dilemas éticos que se colocam ao docente, numa perspectiva de reflexão partilhada e de trabalho colaborativo através de um dos meios mais poderosos da era tecnológica, a Internet, mais especificamente, uma rede social, o Facebook. Numa abordagem explorativa e essencialmente descritiva, esta dissertação pretende encontrar indícios para a questão de se “Numa comunidade virtual do Facebook, seguindo o modelo pedagógico de Gilly Salmon, é possível, estabelecer uma reflexão partilhada acerca das práticas dos docentes e uma construção flexível do conhecimento relativamente à ética profissional?” Com base na Teoria da Flexibilidade Cognitiva estabelecemos, como estratégia da nossa pesquisa, a proposta de utilização de uma narrativa como instrumento de reflexão, em torno de dilemas/tensões da profissão docente.. Para possibilitar uma reflexão partilhada propusemo-nos criar e gerir, segundo o modelo de Gilly Salmon, um grupo, na rede virtual Facebook. A nossa questão gerou duas questões mais específicas: Q1- O Grupo “Momentos na vida de um professor”, gerido pelo modelo pedagógico de Gilly Salmon será um contexto de formação adequado? Q2- A narrativa “Profissão Cusca?” será um instrumento adequado à promoção nos docentes de um olhar crítico e dilemático em relação a questões de carácter mais pessoal, existentes em inquéritos e elaborados pela escola/professor? Resultam deste estudo, essencialmente a descrição de todo um processo de exploração de um caminho e cenário de investigação pouco trilhado, mas de recursos consideráveis e que muito poderão oferecer, no campo da formação.
The present study aims to analyse the problem of some ethical dilemmas a teacher face in a perspective of half shared reflection and collaborative work through one of the most powerful media of the technological age, the Internet, more specifically, a social net, the Facebook. In a explorative and essentially descriptive boarding, this dissertation intends to find indications for the following question: “In a virtual community of the Facebook, according to the pedagogical model of SG, is it possible to establish a shared reflection concerning the teachers’ practices and a flexible construction of the knowledge of the professional ethics?” On the basis of Cognitive Flexibility Theory, and as a strategy of our research, we establish the proposal of using a narrative as a reflexive instrument about dilemmas/tensions of the teaching profession. To make a shared reflection possible we decide to create a group in the virtual net Facebook according to model of Gilly Salmon. Our question raised two other more specific questions: Q1- According to the pedagogical model of Gilly Salmon will the Group “Momentos na Vida de um Professor”, be an adequate context of formation?” Q2- Will the narrative “Profissão Cusca” be an adequate instrument to the teachers’ promotion of a critical and dilemmatic look in relation to more personal questions existing in questionnaires done by the school/teacher? “ The result of this study is essentially the description of a whole process of exploration of a way and scene of inquiry, not yet sufficiently explored, but presenting considerable and valuable resources that can offer much information as far as teachers’ formation is concerned.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/17717
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Vanda Pereira.pdf3.73 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

275
Visto em 23/abr/2024

Downloads

45
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.