Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/17716
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dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Paula Redondo-
dc.date.accessioned2011-11-28T13:46:18Z-
dc.date.available2011-11-28T13:46:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/17716-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractA leitura é um instrumento de aquisição do saber, uma forma de comunicar, de partilhar informações, sentimentos e valores, e é, sem sombra de dúvida, agente e promotora do desenvolvimento humano. A iniciação à leitura constitui um processo complexo que o professor deve gerir adequadamente. Para que o processo de ensino/aprendizagem seja eficaz, é fundamental o conhecimento dos diferentes métodos de iniciação à leitura, dos processos cognitivos e linguísticos que nele estão envolvidos. Na Revisão de Literatura, depois de abordarmos alguns conceitos sobre “O que é ler?”, debruçamo-nos sobre a forma como se processa a aprendizagem da leitura na criança, sobre a importância da Consciência Fonológica para a promoção do sucesso nesta aprendizagem e sobre os métodos de iniciação à leitura mais utilizados. Iniciamos a segunda parte do nosso estudo com a análise global dos Programas de Língua Portuguesa e algumas Orientações Curriculares decorrentes do Currículo Nacional do Ensino Básico. Transcrevemos excertos de documentos reguladores do sistema educativo português, os procedimentos, estruturas, e objectivos que determinam as competências do aluno do 1º ciclo, destacando as orientações relativamente ao 1º ano de escolaridade. Sendo um dos objectivos do nosso estudo perceber a relação do professor com os PLP, sua interpretação e uso na sua prática docente, esperamos, ainda, contribuir para clarificar outros objectivos propostos ao longo do nosso estudo. Na segunda parte, do estudo empírico, procuramos saber o conhecimento que os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico têm dos Programas de Língua Portuguesa e das suas orientações institucionais, bem como dos métodos de iniciação à leitura que utilizam na sua vida profissional. Indaga-se sobre as razões subjacentes à escolha de um determinado método e sobre o que pensam da formação inicial e contínua. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativo, com recurso a questionários. Conclui-se que os professores, apesar de reconhecerem ter abordado, de forma teórica e /ou prática, a questão dos métodos de iniciação à leitura no decurso da sua formação inicial, não consideram essa formação como o factor decisivo da sua opção metodológica. Esta decorre de outros factores tais como as suas próprias experiências de aprendizagem, as suas práticas pedagógicas, a formação contínua e pós-graduada ou até a influência do meio local, onde se insere a sua escola. Nesta reflexão pretendemos ajudar a esclarecer quais os processos e práticas educativas que melhor podem contribuir para o sucesso na aprendizagem da leitura.por
dc.description.abstractReading is an instrument to acquire knowledge, a way to communicate, to share information, feelings and values, and, it is, undoubtedly, agent and promoter of human development. The initiation to reading is a complex process that demands from the teacher an appropriate approach. To make the teaching/learning process effective, it is fundamental to know the different methods of teaching how to read and also to know the cognitive and linguistic processes that are involved in it. On the Revision of Literature, after approaching some concepts as: “What’s Reading?, we focus on the way the learning of the reading skills by children happens, on the importance of the Phonological Awareness to make this learning successful and on the most used methods to promote the initiation to reading. We start the second part of our study with a global analysis of the Portuguese Language Official Syllabus and some Curricular Orientations that are part of the National Syllabus of the Basic Education. We quote excerpts from the regulating documents of the Portuguese education system, the procedures, structures and objectives that determine the skills of a student from the 1st Cycle, stressing the orientations in relation to a student of the 1st grade. Being one of objectives of our study to understand the relation of the teacher with the PLOS (Portuguese Language Official Syllabus), its interpretation and use in the teaching process, we also wish to contribute to the clarification of other objectives proposed along our study. In the second part of the empirical study, we intend not only to find out which knowledge the teachers of the 1st Cycle have of the Portuguese Language Official Syllabus and of its institutional orientations, but also which methods they use in the initiation to reading in their professional life. It is also researched about the reasons underlying the choice of a certain method and about their feelings in relation to initial and continuing training. The study follows a qualitative methodology using surveys to accomplish its objectives. The conclusion reached show that the teachers, in spite of recognizing that they have approached both theoretically and in practice the methods of the initiation to reading in their initial training, do not consider that training as a decisive factor in their methodological choice. This choice has more to do with other factors, such as their own learning experiences, their pedagogical practices, their continuing and post-graduated training or even the influence of the place where their school is located. In this reflection we intend to help clarifying which processes and educative practices can contribute more effectively to the success of learning the reading skills.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectFormação professorespor
dc.subjectMétodos de iniciação à leiturapor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectLeiturapor
dc.titleEnsinar a ler ...:concepções metodológicas e práticas docentespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEnsinar a ler ...:concepções metodológicas e práticas docentepor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextSem Texto completo-
item.grantfulltextnone-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCentre for 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
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