Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17695
Título: | Relatório final de estágio | Autor: | Freire, Regina Fernandes | Orientador: | Fonseca, Pedro | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2011 | Resumo: | Este estágio foi um momento decisivo da nossa formação enquanto alunos deste Mestrado que ambicionam vir a ser profissionais reconhecidos pela sua qualidade de trabalho junto de toda a comunidade educativa. Este processo, reflexivo de aprendizagem guiada, proporcionou excelentes momentos de aprendizagem, formação e melhoria. Nas actividades de ensino-aprendizagem consideram-se três grandes competências profissionais da prática docente: o planeamento do ensino, a condução do ensino-aprendizagem (realização) e a avaliação. O planeamento é importantíssimo, pois visa minimizar o erro na leccionação, potenciar a aprendizagem por parte dos alunos e promover a qualidade do trabalho efectuado na escola. A realização permitiu-nos melhorar a nossa intervenção pedagógica, em concreto, na instrução, gestão e clima/disciplina. A qualidade pedagógica do professor promove o sucesso e a motivação dos alunos. Na instrução, a informação transmitida deve ser clara e objectiva. Na gestão, deve-se maximizar o tempo de empenhamento motor, reduzindo os períodos de instrução e a duração e o número de episódios de organização. A existência de um bom clima de aula contribui para o empenhamento motor e satisfação dos alunos. A avaliação permite informar os alunos acerca do seu desempenho, sustentar o sucesso de todos os alunos, planear e reajustar a planificação se necessário, certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos e contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo. A ética profissional revela uma importância fundamental no desenvolvimento do agir profissional do futuro professor, tendo como base a ética e o profissionalismo. Cabe ao professor ser profissional, responsável, pois este vai servir de modelo aos seus alunos e restante comunidade educativa. A formação contínua deve ser uma preocupação permanente ao longo da carreira de professor. De facto, quem deixar de aprender deve deixar de ensinar. Desta forma, qualquer professor está, ao longo da sua carreira profissional, em processo de formação, pois ainda há sempre mais a aprender (e, também, a ensinar). | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17695 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capa e Folha de rosto.pdf | 49.37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Relatório Final de Estágio.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Resumo Abstract.pdf | 128.26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
289
Visto em 8/out/2024
Downloads 50
542
Visto em 8/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.