Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17653
Title: | Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) | Authors: | Braga, Artur Paulo Martins Vieira Braga | Orientador: | Rama, Luís | Keywords: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Issue Date: | 2011 | metadata.degois.publication.title: | Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) | Abstract: | Este documento, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pretende dar conta de um processo evolutivo e reflexivo, aplicado e desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola EB 2,3 Infante D. Pedro, de Buarcos, no ano lectivo de 2010/2011. Neste testemunho, retrato as experiências vivenciadas, as metas atingidas, as dificuldades surgidas, a superação das actividades realizadas e estratégias aplicadas, numa perspectiva emergente da educação, cada vez mais aglutinada de tarefas e competências, às quais o docente, conjuntamente com toda a estrutura escolar e familiar, tem de saber dar respostas ao “objecto” da educação - o aluno. Encarado como uma ferramenta para a melhoria, ajustamento, conhecimento e adaptação da minha formação pessoal e profissional, a efectivação desta Unidade Curricular teve o condão de despertar “algumas práticas acomodadas”, promovendo a abertura de outras realidades, a ponderação, a utilização e mobilização de saberes culturais, pedagógicos e científicos, em articulação com as várias estruturas escolares, permitindo-me encarar e resolver questões do Estágio de uma forma inclusiva, de certo modo, diferentes e revolucionárias, alicerçadas no pressuposto da identificação dos problemas, forma de os contornar e resolver, com a humildade, determinação, ética e profissionalismo, que julgo possuir. Acresce ainda o facto de na globalização em que nos encontramos, não há lugar à estagnação. A realidade escolar está tão massificada, que não basta saber ensinar. É necessário entender o espaço escolar numa perspectiva de mudança, tão abrangente quanto possível, com uma abertura de fronteiras e mentalidades de todos os agentes educativos, mantendo contudo, valores e atitudes institucionais enraizados, e garante de boas práticas, investindo na | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17653 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório_Final_Estágio_Pedagógico.pdf | 559.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
326
checked on Oct 30, 2024
Download(s) 50
431
checked on Oct 30, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.