Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17653
Título: | Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) | Autor: | Braga, Artur Paulo Martins Vieira Braga | Orientador: | Rama, Luís | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2011 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) | Resumo: | Este documento, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pretende dar conta de um processo evolutivo e reflexivo, aplicado e desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola EB 2,3 Infante D. Pedro, de Buarcos, no ano lectivo de 2010/2011. Neste testemunho, retrato as experiências vivenciadas, as metas atingidas, as dificuldades surgidas, a superação das actividades realizadas e estratégias aplicadas, numa perspectiva emergente da educação, cada vez mais aglutinada de tarefas e competências, às quais o docente, conjuntamente com toda a estrutura escolar e familiar, tem de saber dar respostas ao “objecto” da educação - o aluno. Encarado como uma ferramenta para a melhoria, ajustamento, conhecimento e adaptação da minha formação pessoal e profissional, a efectivação desta Unidade Curricular teve o condão de despertar “algumas práticas acomodadas”, promovendo a abertura de outras realidades, a ponderação, a utilização e mobilização de saberes culturais, pedagógicos e científicos, em articulação com as várias estruturas escolares, permitindo-me encarar e resolver questões do Estágio de uma forma inclusiva, de certo modo, diferentes e revolucionárias, alicerçadas no pressuposto da identificação dos problemas, forma de os contornar e resolver, com a humildade, determinação, ética e profissionalismo, que julgo possuir. Acresce ainda o facto de na globalização em que nos encontramos, não há lugar à estagnação. A realidade escolar está tão massificada, que não basta saber ensinar. É necessário entender o espaço escolar numa perspectiva de mudança, tão abrangente quanto possível, com uma abertura de fronteiras e mentalidades de todos os agentes educativos, mantendo contudo, valores e atitudes institucionais enraizados, e garante de boas práticas, investindo na | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17653 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório_Final_Estágio_Pedagógico.pdf | 559.74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
326
Visto em 30/out/2024
Downloads 50
431
Visto em 30/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.