Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1752
Título: Método orientado por objectos para a análise da arquitectura de informação no decurso do planeamento de sistemas de informação.
Autor: Gomes, Rui Manuel da Silva 
Orientador: Figueiredo, António Costa Dias de
Palavras-chave: Engenharia Informática
Data: 15-Mar-1999
Citação: Método orientado por objectos para a análise da arquitectura de informação no decurso do planeamento de sistemas de informação. Coimbra, ed. aut., 1998, 216 p.
Resumo: A arquitectura de informação é um componente fundamental do planeamento de sistemas de informação (PSI), por identificar as necessidades mais importantes de informação para o negócio, os requisitos em sistemas de informação, tecnologias da informação e infra-estruturas organizacionais, de modo a gerar vantagens competitivas para a organização. A arquitectura da informação, uma componente importante da arquitectura do Sistema de Informação, identificada pela actividade de planeamento, tem sido definida pelos dados necessários ao suporte das actividades da organização, numa perspectiva de arquitectura de dados e modelada, na maior parte dos casos, utilizando os diagramas entidade-relacionamento e os diagramas de fluxo de dados. As dificuldades de compreensão e comunicação geradas entre os utilizadores do negócio e profissionais dos sistemas de informação da referida arquitectura, quando modelada com diagramas entidade-relacionamento, as características vantajosas da abordagem orientada por objectos, tanto para o desenvolvimento de sistemas de informação como para a modelação do negócio, e a não existência de métodos com o objectivo específico de definir a arquitectura de informação com objectos durante a actividade de PSI conduziram ao desenvolvimento de um método com esta finalidade. O método proposto tem, pois, por objectivo conduzir à definição (modelação) de uma arquitectura de informação do SI da empresa e seu negócio (o mais independente da sua estrutura), no decurso do PSI. Esta arquitectura de informação de alto nível, de fácil compreensão e comunicação, dá importância à informação de acordo com a sua relação com a missão, objectivos e factores críticos de sucesso ; é modelada com objectos actividade (funcional e interfuncional interna e externa), recurso (funcional e interfuncional interno e externo) e produto (interno e externo) ; apoia a identificação de sistemas de informação ; e é um suporte, ainda que incompleto, à identificação de requisitos para esses mesmos sistemas.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1752
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

84
Visto em 14/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.