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https://hdl.handle.net/10316/17440
Título: | Mundividência cristã no Sermonário de Frei Paio de Coimbra : edição crítica da "Summa Sermonum de Festiuitatibus" Magistri Fratris Pelagii Parui Ordinis Praedicatorum, A. D. 1250, Cod. Alc. 5/CXXX - B.N. de Lisboa | Autor: | Marques, Bernardino Fernando da Costa | Orientador: | Carvalho, Mário Santiago de Meirinhos, José Francisco |
Palavras-chave: | Paio de Coimbra, Frei, Santo -- vida e obra; Paio de Coimbra, santo, -1240 -- obra; Teologia -- ciência; Mundividência cristã | Data: | 10-Mai-2011 | Citação: | MARQUES, Bernardino Fernando da Costa - Mundividência cristã no Sermonário de Frei Paio de Coimbra : edição crítica da "Summa Sermonum de Festiuitatibus" Magistri Fratris Pelagii Parui Ordinis Praedicatorum, A. D. 1250, Cod. Alc. 5/CXXX - B.N. de Lisboa. Coimbra : [s.n.], 2010 | Resumo: | Pretendemos neste trabalho fazer a edição (leitura) crítica da «Summa
Sermonum» do pregador dominicano Frei Paio de Coimbra. O Sermonário permaneceu
oculto até meados do século passado. Hoje está depositado na Biblioteca Nacional de
Portugal: ‘Cod. Alc. 5/CXXX’. Teria sido escrito entre 1234 e 1240. Esta obra pode
definir-se como um compêndio de ‘materia praedicabilis’ destinado à formação de
pregadores do convento dominicano de Coimbra, fundado em 1227.
A ‘Summa Sermonum’ ombreia com os ‘Sermones’ de S. António de Lisboa não
apenas em tamanho, como também em erudição teológica. Nas duas obras encontramos
diferenças indisfarçáveis do estilo dos pregadores e da espiritualidade específica das
ordens mendicantes a que pertenciam.
Nesta dissertação, fazemos o enquadramento sumário dos temas teológicos, e
damos, propositadamente, mais importância aos temas de natureza epistemológica e de
racionalidade teológica, a saber: a função racional da fé; a teologia como ciência em
sentido aristotélico; a teologia como sabedoria; o principado da ciência teológica; os
vestígios de Deus na natureza; a providência divina; a condição feminina; as virtudes do
príncipe cristão.
Salientamos no Sermonário as duas características que mais
enriqueceram a personalidade literária do seu autor: a excelência da sua formação
jurídico-eclesiástica e o seu compromisso com o incipiente movimento do aristotelismo
da Universidade de Paris. Estas notas são suficientes para considerarmos a ‘Summa
Sermonum’ como marco de referência imprescindível para um conhecimento mais
iluminado da cultura portuguesa no século XIII. We pretend with this work to do the critical edition (reading) of the 'Summa Sermonum' of the dominican preacher Friar Paio of Coimbra. The ‘Summa Sermonum’ remained hidden until the middle of last century. Today it is deposited in the National Library of Portugal, 'Cod. Alc. 5/CXXX '. It would have been written between 1234 and 1240. This work can be defined as a compendium of 'materia praedicabilis' destined to the formation of preachers of the dominican convent of Coimbra, founded in 1227. The 'Summa Sermonum' can be comparable with the 'Sermones' of St. Anthony of Lisbon not only in size, but also in theological erudition. In both works we find unmistakable differences of the style of the two preachers and of the specific spirituality of the mendicant orders to which they belonged. In this dissertation, we make the summary framing of the theological themes, and we purposely give more importance to issues of epistemological nature and theological rationality, namely: the rational function of faith, theology as science in the Aristotelian sense; theology as wisdom; the principality of theological science, the traces of God in nature, the divine providence, the womanhood, the virtues of the Christian Prince. We emphasize in the ‘Summa Sermonum’ the two characteristics that most enriched the literary personality of its author: the excellence of his legal-ecclesiastical formation and his commitment to the incipient Aristotelian movement of the University of Paris. These notes are sufficient to consider the 'Summa Sermonum' indispensable as a benchmark for a more enlightened understanding of the Portuguese culture in the thirteenth century. |
Descrição: | Tese de doutoramento em Letras, área de Filosofia (História da Filosofia), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17440 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento |
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