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Título: Liderança e cultura de aprendizagem: Estudo empírico sobre o papel da liderança intermédia na percepção e heterogeneidade da cultura de aprendizagem
Autor: Almeida, Nancy Maria Gabriel de 
Orientador: Rebelo, Teresa
Palavras-chave: Cultura organizacional; Cultura de aprendizagem; Liderança intermédia; Heterogeneidade cultural
Data: 2007
Título da revista, periódico, livro ou evento: Liderança e cultura de aprendizagem: Estudo empírico sobre o papel da liderança intermédia na percepção e heterogeneidade da cultura de aprendizagem
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este trabalho parte da noção de cultura de aprendizagem mas descentra-se do conceito para estudar as relações que o mesmo estabelece com os processos de liderança que têm origem nos escalões intermédios da organização. Localizadas estrategicamente na organização, as chefias intermédias têm o poder de facilitar ou obstruir as aprendizagens das e nas organizações, contribuindo para a existência de diferentes orientações culturais para a aprendizagem. Neste sentido, procurou-se averiguar o impacto das lideranças intermédias na percepção de uma cultura orientada para a aprendizagem, tentando-se perceber, igualmente, o modo como estas chefias intermédias funcionavam como focos de heterogeneidade cultural. Todos os elementos da amostra de investigação (N = 164) eram oriundos do departamento de produção de uma empresa do sector cerâmico português e pertenciam a grupos de trabalho diferenciados segundo as chefias directas que os lideravam (N = 40). Os resultados demonstraram uma influência positiva e estatisticamente significativa da liderança intermédia na percepção de uma cultura orientada para a aprendizagem e a existência de diferenças, igualmente significativas, entre os grupos com estilos de liderança diferentes. As implicações teóricas e práticas destes resultados foram analisadas e discutidas.
This study takes the idea of learning culture but deviates from the concept to study the relations that it establishes with the processes of leadership that originate in the intermediate levels of the organization. Located strategically in the organization, middle management have the power to render easy or obstruct the apprenticeships of and in organizations, contributing to the existence of different cultural orientations towards learning. In this context, the present study sought to investigate the impact of middle management in the perception of a learning oriented culture, trying to understand, as well, the way these middle leaders function as focus of cultural heterogeneity. All the individuals of the investigation sample (N = 164) came from the production department of a portuguese unit in the ceramic sector and belong to working groups differentiated according to its leader (N = 40). The results suggest a positive and significant influence of the middle management in the perception of learning oriented culture and the existence of differences, equally significant, between groups with different styles of leadership. Implications and limitations of this study are discussed.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/17402
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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