Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1710
Title: Análise termo-visco-plástica de estruturas de betão pelo método dos elementos finitos
Authors: Barros, Maria Helena Freitas Melão 
Keywords: Construções
Issue Date: 12-Oct-1987
Citation: BARROS, Maria Helena Freitas Melão - Análise termo-visco-plástica de estruturas de betão pelo método dos elementos finitos. Coimbra, 1987. 323 p.
Abstract: Analisam-se dois modelos de análise não linear de estruturas planas, o modelo elasto-plástico e o modelo elasto-visco-plástico, formulados da forma mais geral com uma lei de plasticidade não associada. O sistema de equações resultante da formulação por Elementos Finitos pode ser não simétrico, desenvolvendo-se em ambos os casos métodos para a sua simetrização. Aplica-se o modelo elasto-visco-plástico ao estudo do comportamento do betão, associando-lhe um método de resolução do problema térmico em regime transitório, incluindo a geração de calor devida à hidratação e com a possiblilidade das propriedades térmicas serem função da temperatura. Abordam-se os modelos previsíveis para o comportamento reológico do betão com base na bibliografia e códigos existentes, optando-se, neste trabalho, pela utilização dos modelos compostos por elementos de Kelvin e de Maxwell. A aproximação das funções de fluência e de relaxamento por séries de Dirichlet conduz respectivamente às cadeias de kelvin e de Maxwell e pode ser aplicada a qualquer tipo de função. Estes modelos apresentam variação das suas propriedades elásticas ao longo do tempo, aproximando por isso o envelhecimento do betão. Utilizando-se conjuntamente com o algoritmo de resolução do problema térmico fazendo-se uma análise termo-visco-elástica de estruturas de betão. Este modelo é aplicado no estudo da barragem do Alto Rabagão durante um périodo de cinco anos. A temperatura altera as deformações de fluência do betão, introduzindo-se também os seus efeitos no modelo Maxwell.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Civil - Estruturas) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1710
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

195
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.