Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1690
Title: Convecção térmica a partir de um corpo cúbico imerso numa camada limite turbulenta
Authors: Quintela, Divo Augusto Alegria 
Keywords: Climatização e Ambiente; Engenharia Mecânica
Issue Date: 21-Jul-1989
Citation: QUINTELA, Divo - Convecção térmica a partir de um corpo cúbico imerso numa camada limite turbulenta. Coimbra, 1989. 251 p.
Abstract: Faz-se a apresentação sumária de conceitos fundamentais subjacentes ao estudo de processos convectivos. Considera-se a convecção a partir de corpos aquecidos e aspectos da sua interacção com um escoamento forçado isotérmico, incluindo as diferentes regiões do escoamento livre. Revêem-se as principais contribuições experimentais nos domínios da convecção natural, mista e forçada. Estuda-se a convecção natural a partir de um corpo cúbico isotérmico, assente no solo. Determinam-se os coeficientes de transmissão de calor, distinguindo os comportamentos das faces verticais e da face horizontal. Estabelecem-se correlações dos dados experimentais, representativas da convecção natural laminar. São apresentados perfis transversais de velocidade e temperatura na pluma vertical e caracteriza-se a transição do regime laminar a turbulento. Em regiões suficientemente afastadas do corpo, o escoamento livre é bem representado por uma pluma turbulenta com origem numa fonte pontual. Com fundamento em configurações próprias do escoamento na esteira livre laminar interpretam-se alguns aspectos singulares observados em convecção natural. Consideram-se seguidamente os efeitos da velocidade e incidência de um escoamento forçado turbulento, dando lugar ao estudo da convecção mista. Tomando os resultados de convecção natural como referência, apresentam-se correlações experimentais simples e analisa-se a influência dos vários parâmetros adimensionais. Distingue-se a contribuição de cada face para o processo global de transferência de calor, atribuindo particular significado à geometria e orientação do corpo. Estes factores conjugam-se para evidenciar a ocorrência simultânea de regimes convectivos dominantes e justificar a variação do coeficiente de transmissão de calor. Descreve-se o campo médio de temperaturas no rasto do corpo. Referem-se aspectos globais da pluma inclinada, característica de convecção mista, e da esteira aquecida, correspondente ao caso da convecção forçada. Fundamentam-se algumas das hipóteses enunciadas aquando da interpretação dos resultados com base nas indicações obtidas em ensaios de visualização dos escoamentos estudados, destacando alguns comporta-mentos mais particulares. Consideram-se, por fim, as possibilidades de aplicação dos resultados ao cálculo das perdas convectivas de edifícios, salientando a importância da orientação.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Mecânica - Climatização e Ambiente) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1690
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

401
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.