Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1680
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dc.contributor.advisorTrindade, Bruno Miguel Quelhas de Sacadura-
dc.contributor.authorSimões, Fernando António Gaspar-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:20:54Z-
dc.date.available2008-12-04T14:20:54Z-
dc.date.issued2005-05-28en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1680-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Ciência dos Materiais) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractO desenvolvimento de novos materiais para a indústria de transportes tem sido direccionado para a produção de materiais cada vez mais resistentes mecanicamente, leves e capazes de manter as características estruturais numa gama muito alargada de temperaturas, de entre os quais se destacam as ligas de titânio e, em particular, os intermetálicos à base de aluminetos e silicietos de titânio. Estes, além de apresentarem boa relação resistência mecânica/peso (resistência específica), possuem propriedades mecânicas vocacionadas para suportar solicitações a elevada temperatura. Todavia, a sua restrita aplicação industrial até ao momento deve-se ao fraco desempenho que apresentam à temperatura ambiente, nomeadamente, baixa tenacidade à fractura e reduzida ductilidade. O objectivo desta dissertação foi o de produzir materiais dos sistemas Ti-Al e Ti-Si a partir de partículas processadas por síntese mecânica e estudar a influência da modificação da sua superfície, através da deposição de filmes finos de Ti e Al (revestimentos dúcteis) por pulverização catódica, no processo de consolidação por prensagem isostática a quente (HIP) e na estrutura e propriedades mecânicas dos maciços assim produzidos. Com base nos resultados obtidos foi possível concluir que: (i) a deposição de filmes finos de metais dúcteis sobre partículas de grão nanométrico de Ti-Al e Ti-Si permitiu realizar a compactação a temperaturas mais baixas que o habitual, (ii) durante a consolidação houve difusão de espécies químicas de/e para o revestimento, dando origem à formação de novas fases nanocristalinas, (iii) o revestimento das partículas com titânio contribuiu, na maioria dos casos, para o aumento da dureza e a diminuição da tenacidade à fractura dos maciços e, por último que (iv) o revestimento das partículas com alumínio permitiu reduzir a porosidade dos materiais compactados, aumentando a sua tenacidade à fractura.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectCiências dos Materiaisen_US
dc.titleConsolidação de partículas compósitas de matriz Ti-Al e Ti-Si obtidas por síntese mecânica e modificadas superficialmente por pulverização catódicaen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.author.orcid0000-0002-4983-9080-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2971-8465-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento
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