Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1593
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, José Manuel G. Sá da-
dc.contributor.authorAfonso, José Luís Ferreira-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:20:27Z-
dc.date.available2008-12-04T14:20:27Z-
dc.date.issued1997-03-07en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1593-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Automação) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractA análise do sistema condutor-veículo revela-se extremamente importante no estudo das condições de condução e no estabelecimento de critérios com vista ao melhoramento do comportamento dinâmico do veículo. Nesta dissertação apresenta-se uma descrição do comportamento de um condutor real, no domínio transversal, ou seja, a sua actuação ao nível das acções sobre o volante. Para tal, criou-se um modelo que estabelece a relação entre a informação adquirida pelo condutor e a sua acção sobre o volante. Os parâmetros que caracterizam este modelo são identificados com base em resultados experimentais, obtidos em condições reais de condução. A sua validação é conseguida através da comparação dos valores fornecidos pelos testes, com os resultados obtidos por simulação. A importância real do modelo de condutor desenvolvido é demonstrada através da sua aplicação ao estudo da variação das condições de condução e das características do veículo. Finalmente, é deduzida uma lei de controlo "Quatro Rodas Directrizes", com o objectivo de analisar o seu efeito sobre o comportamento do condutor. Deste modo, é possível retirar ilações sobre a forma como o condutor é afectado pela introdução de um sistema deste tipo. A análise do comportamento do condutor ao volante de um veículo equipado com um sistema "Quatro Rodas Directrizes", feita através da simulação, permite tirar conclusões sobre o grau de aceitação deste novo dispositivo, sem recurso à construção de um protótipo, sempre morosa e dispendiosa. Palavras Chave: Modelização do condutor, Comportamento direccional de veículos, Automóveis, Sistemas Homem-Máquina, Dinâmica de veículos.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectAutomaçãoen_US
dc.subjectEngenharia Mecânicaen_US
dc.titleModelização do comportamento de um condutor real no controlo direccional de veículos automóveisen_US
dc.title.alternativeReal Driver Steering Behaviour Modelling for Directional Control of Vehiclesen
dc.typedoctoralThesisen_US
item.grantfulltextnone-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextSem Texto completo-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 50

502
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.