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https://hdl.handle.net/10316/1593
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, José Manuel G. Sá da | - |
dc.contributor.author | Afonso, José Luís Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:20:27Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:20:27Z | - |
dc.date.issued | 1997-03-07 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1593 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Automação) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | A análise do sistema condutor-veículo revela-se extremamente importante no estudo das condições de condução e no estabelecimento de critérios com vista ao melhoramento do comportamento dinâmico do veículo. Nesta dissertação apresenta-se uma descrição do comportamento de um condutor real, no domínio transversal, ou seja, a sua actuação ao nível das acções sobre o volante. Para tal, criou-se um modelo que estabelece a relação entre a informação adquirida pelo condutor e a sua acção sobre o volante. Os parâmetros que caracterizam este modelo são identificados com base em resultados experimentais, obtidos em condições reais de condução. A sua validação é conseguida através da comparação dos valores fornecidos pelos testes, com os resultados obtidos por simulação. A importância real do modelo de condutor desenvolvido é demonstrada através da sua aplicação ao estudo da variação das condições de condução e das características do veículo. Finalmente, é deduzida uma lei de controlo "Quatro Rodas Directrizes", com o objectivo de analisar o seu efeito sobre o comportamento do condutor. Deste modo, é possível retirar ilações sobre a forma como o condutor é afectado pela introdução de um sistema deste tipo. A análise do comportamento do condutor ao volante de um veículo equipado com um sistema "Quatro Rodas Directrizes", feita através da simulação, permite tirar conclusões sobre o grau de aceitação deste novo dispositivo, sem recurso à construção de um protótipo, sempre morosa e dispendiosa. Palavras Chave: Modelização do condutor, Comportamento direccional de veículos, Automóveis, Sistemas Homem-Máquina, Dinâmica de veículos. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Automação | en_US |
dc.subject | Engenharia Mecânica | en_US |
dc.title | Modelização do comportamento de um condutor real no controlo direccional de veículos automóveis | en_US |
dc.title.alternative | Real Driver Steering Behaviour Modelling for Directional Control of Vehicles | en |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.grantfulltext | none | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento |
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