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Título: Orientações curriculares para o estudo do meio no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Simões, Celeste Isabel Almeida Silva 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Palavras-chave: Estudo do meio|xensino básico 1º ciclo
Data: 2010
Resumo: O Estudo do Meio é, a par da Língua Portuguesa e da Matemática, uma área curricular fundamental no 1. Ciclo do Ensino Básico, ainda que desprevenidamente se afigure de menor relevo nas aprendizagens iniciais. Repartindo-se as orientações da tutela a ela respeitantes por diversos documentos, a visão de conjunto que lhe dá sentido e que é fundamental nas tarefas de planificação e leccionação desenvolvidas pelos professores, corre o risco de se perder. Assim, no presente trabalho procedeu-se, num primeiro momento, à sua sistematização para, num segundo momento, se submeterem a uma análise assente na teoria de R. Gagné, a fim de verificar que capacidades cognitivas indicadas por este autor nelas são indicadas como objecto de ensino. A terminar, discutem-se os dados obtidos por essa análise à luz de algum conhecimento pedagógico, procurando-se retirar implicações para as práticas docentes.
L´Environnement d´Étudé est, comme la Langue Portugaise et des Mathématiques, une matière centrale dans le ler Cycle de l´Éducation de base, bien quíl semble de moins pertinence dans l´apprentissage. En divisant les lignes directrices relatives à plusieurs de ses documents de tutelle, la la vue d´ensemble qui lui donne sens e til est essentiel à la tache de planification élaborés par les enseignants, et l´enseignement, este n danger de se perdre. Ainsi, ce travail a procédé, première, à sa systématisation, d´autre part, de se soumettre à un examen théorique base en robert Gagné, afin de vérifier que les capacite cognitives affichée par l´auteur en sont identifiés en tant que sujet l´education. Enfin, nous discuterons des resultat donnés par cette analyse à la lumiére de certaines connaissances pédagogiques, en cherchant à en tirer les conséquences pour les pratiques d´enseignement.
The Environment Study is, like Portuguese Language and Mathematics, an important curriculum area in the 1st Cycle of Basic Education, in spite of appearing minor in early learning. Separated into the guidelines relating to her guardianship by several documents, the overall view that gives and it is to the planning task developed by teachers and teaching, could be lost. Therefore, this work proceeded, at first, for its systematization, in other hand, to submit to an examination by Robert Gagné´s theory in order to verify that cognitive abilities indicated by the author that identified as the subject of education. Finally, we discuss the acquired data by this analysis by the light of some pedagogical knowledge, seeking to draw implications for teaching practices.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e realizada sob orientação da Professora Doutora Maria Helena Lopes Damião da Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15529
Direitos: openAccess
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