Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/15471
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dc.contributor.advisorPaixão, Paula-
dc.contributor.authorPinto, Deolindo Cabral-
dc.date.accessioned2011-07-07T13:09:46Z-
dc.date.available2011-07-07T13:09:46Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/15471-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Doutora Paula Paixão.por
dc.description.abstractBullying é definido como um comportamento agressivo, intencional que envolve um desequilíbrio de poder ou força, (Kowalski, Limber, & Agatston, 2008, pág. 17). Com este trabalho pretende-se caracterizar em termos das práticas agressivas e bullying a escola secundária de D. Duarte, em Coimbra, quanto à prevalência, género dos sujeitos envolvidos e locais de ocorrência dos tais comportamentos, a partir de uma amostra de 392 alunos dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Foi administrado a estes alunos o questionário adaptado de Olweus (self-report, 1991), tendo sido verificado que a maior parte das agressões ocorrem nas salas de aula (2.0%), seguindo-se (1.3%) do registo da ocorrência de comportamentos de agressão a colegas na casa de banho, no bar, nos corredores e nos recreios. Além do mais, os nossos resultados foram consistentes com os resultados encontrados em outros estudos já efectuados (em contextos nacionais Matos & Carvalhosa, 2001 e em contextos internacionais Kuther & Fisher, 1998; Olweus, 1994, in Carvalhosa, Lima & Matos, 2002, pág. 572) no que concerne ao maior envolvimento do género masculino neste tipo de comportamentos agressivos. Assim sendo, os rapazes são identificados, simultaneamente, como os agressores e as vítimas mais frequentes.por
dc.description.abstractBullying is defined as an aggressive, intentional behavior, that involves an imbalance of power or strength (Kowalski, Limber, & Agatston, 2008, pág. 17). This work aims to characterize in terms of aggressive practices and high school bullying the secondary school D. Duarte, in Coimbra, namely its prevalence, the gender of the subjects involved and the places of occurrence of such behavior, from a sample of 392 students attending the 10th, 11th and 12th grades. It was administered to these students Caracterização das práticas agressivas e dos comportamentos de bullying no ensino secundário: estudo exploratório. Deolindo Cabral Pinto (email: dcpinto05@gmail.com) 2010 2 a questionnaire adapted from Olweus (self-report, 1991). We found that most attacks occur in classrooms (2.0%), followed by the occurrence of aggressive behavior with colleagues in the bathroom, bar, corridors and playgrounds (1.3%). Moreover, our results were consistent with the findings of other studies already carried out both in national contexts (Carvalhosa & Matos, 2001 ) and in international contexts (Kuther & Fisher, 1998; Olweus, 1994, in Carvalhosa Lima & Matos, 2002) in regard to the greater involvement of males in this type of aggressive behaviors. Thus, boys are identified as both perpetrators and victims more frequently.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectQuestionário Individual (Adaptado de Olweus, 1991)por
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.titleCaracterização das práticas agressivas e dos comportamentos de bullying no ensino secundário: exploratóriopor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextSem Texto completo-
item.grantfulltextnone-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCognitive and Behavioural Centre for Research and Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3373-8461-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
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