Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15471
Título: Caracterização das práticas agressivas e dos comportamentos de bullying no ensino secundário: estudo exploratório
Autor: Pinto, Deolindo Cabral 
Orientador: Paixão, Paula
Palavras-chave: Questionário Individual (Adaptado de Olweus, 1991); Bullying; Ensino secundário; Contexto escolar
Data: 2010
Resumo: Bullying é definido como um comportamento agressivo, intencional que envolve um desequilíbrio de poder ou força, (Kowalski, Limber, & Agatston, 2008, pág. 17). Com este trabalho pretende-se caracterizar em termos das práticas agressivas e bullying a escola secundária de D. Duarte, em Coimbra, quanto à prevalência, género dos sujeitos envolvidos e locais de ocorrência dos tais comportamentos, a partir de uma amostra de 392 alunos dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Foi administrado a estes alunos o questionário adaptado de Olweus (self-report, 1991), tendo sido verificado que a maior parte das agressões ocorrem nas salas de aula (2.0%), seguindo-se (1.3%) do registo da ocorrência de comportamentos de agressão a colegas na casa de banho, no bar, nos corredores e nos recreios. Além do mais, os nossos resultados foram consistentes com os resultados encontrados em outros estudos já efectuados (em contextos nacionais Matos & Carvalhosa, 2001 e em contextos internacionais Kuther & Fisher, 1998; Olweus, 1994, in Carvalhosa, Lima & Matos, 2002, pág. 572) no que concerne ao maior envolvimento do género masculino neste tipo de comportamentos agressivos. Assim sendo, os rapazes são identificados, simultaneamente, como os agressores e as vítimas mais frequentes.
Bullying is defined as an aggressive, intentional behavior, that involves an imbalance of power or strength (Kowalski, Limber, & Agatston, 2008, pág. 17). This work aims to characterize in terms of aggressive practices and high school bullying the secondary school D. Duarte, in Coimbra, namely its prevalence, the gender of the subjects involved and the places of occurrence of such behavior, from a sample of 392 students attending the 10th, 11th and 12th grades. It was administered to these students Caracterização das práticas agressivas e dos comportamentos de bullying no ensino secundário: estudo exploratório. Deolindo Cabral Pinto (email: dcpinto05@gmail.com) 2010 2 a questionnaire adapted from Olweus (self-report, 1991). We found that most attacks occur in classrooms (2.0%), followed by the occurrence of aggressive behavior with colleagues in the bathroom, bar, corridors and playgrounds (1.3%). Moreover, our results were consistent with the findings of other studies already carried out both in national contexts (Carvalhosa & Matos, 2001 ) and in international contexts (Kuther & Fisher, 1998; Olweus, 1994, in Carvalhosa Lima & Matos, 2002) in regard to the greater involvement of males in this type of aggressive behaviors. Thus, boys are identified as both perpetrators and victims more frequently.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Doutora Paula Paixão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15471
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Deolindo Pinto.pdf934.99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.296
Visto em 17/abr/2024

Downloads

16
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.