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Título: Avaliação cognitiva em modalidade dinâmica a partir de subtestes de realização da WISC III-R :estudo exploratório numa amostra de crianças com perturbações no espectro do autismo
Autor: Apolónio, Sara de Jesus 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Palavras-chave: Avaliação dinâmica; Autismo, criança; Aprendizagem
Data: 2010
Resumo: Numa tentativa de aproximar a avaliação psicológica a melhores condições de ensino, aprendizagem e vivência escolar, revimos possibilidades de uma avaliação dinâmica, assistida ou mediatizada, como modalidade complementar da avaliação tradicional de habilidades cognitivas, capaz de fornecer medidas do potencial de aprendizagem da criança, e informar sobre os processos que (com)prometem o sucesso em tarefas cognitivas. Assim, neste trabalho exploramos, vantagens de uma abordagem dinâmica ou interactiva junto de crianças com perturbações no espectro do autismo, com ajudas, visando identificar as que possam a instrução, concretamente, numa situação de educação especial. O fundamento teórico decorre de perspectivas cognitivistas de avaliação com influência sócio-cultural (da zona de desenvolvimento proximal Vygotsky, 1978) e das teorias da modificabilidade cognitiva estrutural e aprendizagem mediada (Feuerstein e colaboradores, 1979; 1983; 2004). Decorre, ainda, da perspectiva teórica de aprendizagem cognitiva baseada na resolução de problemas e em processos de resposta à intervenção. Como estímulos de teste utilizámos materiais aferidos de avaliação da inteligência (3 subtestes de realização da WISC III-R), com indicações metodológicas alternativas previamente estipuladas, para possibilitar a comparação de níveis de desempenho e inferir acerca de medidas e práticas favoráveis à aprendizagem e adequação da educação escolar. Concretamente, visamos observar modificações de desempenho indiciadoras do potencial para aprender e identificar ajudas subsidiárias da boa resolução de problemas. Pudemos avaliar 17 crianças com perturbações do desenvolvimento no espectro do autismo em idade escolar, em Coimbra, em modalidade estática e dinâmica. Concluímos da vantagem pedagógica de uma avaliação dinâmica de processos cognitivos, preferencialmente, através da obtenção de medidas de potencial pela resposta à intervenção, em contextos autênticos de aprendizagem.
In an attempt to bring the psychological evaluation to better teaching conditions of instruction, learning and school experience, we’ve reviewed the possibilities for a dynamic evaluation assisted or mediated as a complementary modality to the traditional evaluation of cognitive abilities, able to provide measures of the learning potential of children, and to get information about the processes that (com)promise the success in cognitive tasks. In this work we explore the advantages of a dynamic and interactive approach with children with autism spectrum disorders to aid after identifying those that can benefit of special attendance. The theoretical foundation stems from perspectives of cognitive assessement with sociocultural influence, (zone of proximal development Vygotsky, 1978) and theories of structural cognitive modifiability and mediated learning (Feuerstein et al., 1979; 1983; 2004). It follow also from the theoretical perspective of cognitive learning based on problem solving and in processes of response to intervention. The stimuli we’ve used as test materials were those usually in assessment of intelligence (three subtests of achievement of WISC III-R) with methodological indications, previously stipulated to enable comparison of performance levels and infer about measures and practices conducive to learning and adequacy of school education. Specifically, we’ve aimed to observe changes in performance, indicating potential for learning and to help identify the subsidiaries of good problem solving. We’ve evaluated 17 children with autism spectrum disorders, in school age, from Coimbra, in static and dynamic modes. We conclude for the pedagogical advantage of a dynamic assessment of cognitive processes, preferably by obtaining measures of potential response to intervention in authentic contexts of learning.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Prof. Doutora Ana Cristina Ferreira de Almeida.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15413
Direitos: openAccess
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