Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14726
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dc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
dc.contributor.authorRodrigues, Luíza Cristina de Alencar-
dc.date.accessioned2011-03-24T09:58:08Z-
dc.date.available2011-03-24T09:58:08Z-
dc.date.issued2011-03-14-
dc.identifier.citationRodrigues, Luíza Cristina de Alencar- Dos mecanismos de controlo à orientação para o cliente : um estudo empírico com empregados de contacto. Coimbra, 2010por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/14726-
dc.descriptionTese de doutoramento em Gestão (Ciência Aplicada à Decisão), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractEsta tese investiga os determinantes da orientação para o cliente do empregado de contato. Os mecanismos de controle implementados pelas organizações podem funcionar como determinantes do comportamento do empregado, e podem assim, pensamos nós, ser utilizados para influenciar os objetivos orientadores das pessoas no trabalho na direção dos interesses do cliente e da realização das metas organizacionais. O empregado de contato é frequentemente considerado um determinante chave da satisfação dos clientes, principalmente nas organizações de serviço. O objetivo desta tese é definir um modelo que explique o impacto da adoção de mecanismos de controles formais e informais nos objetivos que orientam o trabalho e na autoeficácia e, além disso, na orientação para o cliente do empregado de contato, o que é inovador. Baseou-se em uma pesquisa de campo, e optou-se por utilizar questionários, com escalas previamente validadas. Escolheu-se como população-alvo empregados de contato de organizações de serviços. A amostra é composta de 296 respondentes de um banco brasileiro, o que resultou da distribuição de 1.350 questionários pelos empregados de contato, que trabalham diretamente no atendimento aos clientes, e desempenham funções de atendente de balcão, gerente de atendimento, gerente de negócios, gerente de conta, assistente e outras semelhantes. Entre os respondentes 65,5% eram do sexo masculino, e 79,0% trabalham no atendimento ao cliente a até 5 anos. Na análise dos dados aplicou-se a técnica multivariada dos dados, por meio da modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados mostraram que a orientação para a aprendizagem, orientação para abordar uma performance positiva, orientação para evitar uma performance negativa e a autoeficácia medeiam parcialmente os efeitos dos mecanismos de controles na orientação para o cliente dos empregados de contato. O controle cultural e o autocontrole se revelaram estarem diretamente relacionado com a orientação para o cliente. Em suma, os resultados mostram que os gestores podem recorrer a mecanismos de controles para influenciar os objetivos que orientam o trabalho dos empregados de contato e consequentemente seu comportamento perante os clientes. Palavras-chave: Mecanismos de controles, orientação para o cliente, objetivos que orientam o trabalho, empregados de contato, serviços.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMecanismos de controlespor
dc.subjectOrientação para o clientepor
dc.subjectObjetivos que orientam o trabalhopor
dc.subjectObjetivos que orientam empregados de contatopor
dc.subjectServiçospor
dc.titleDos mecanismos de controlo à orientação para o cliente : um estudo empírico com empregados de contactopor
dc.typedoctoralThesis-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6067-4849-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento
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