Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14456
Title: Práticas de contabilidade : relatório de estágio do Mestrado em Gestão
Authors: Nogueira, Mara 
Orientador: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro
Issue Date: 29-Nov-2010
Publisher: FEUC
Citation: NOGUEIRA, Mara - Práticas de contabilidade : relatório de estágio do Mestrado em Gestão [em linha]. Coimbra : [s.n], 2010. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/14456>
Abstract: O presente relatório tem por base um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão leccionado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Decorreu na empresa H.N.C. – Hermínio Nogueira Contabilidades, Lda., com sede em Cantanhede e cuja actividade principal é a prestação de serviços de contabilidade e consultoria, durante o período de 15 de Março de 2010 a 15 de Agosto do mesmo ano. A sua carteira de clientes é alargada e constituída maioritariamente por micro, pequenas e médias empresas da zona de Cantanhede, Mealhada e Coimbra. As principais actividades realizadas ao longo deste período podem resumir-se em tarefas de classificação, lançamento e arquivo, conferências e encerramento de contas, preenchimento das demonstrações financeiras exigidas e elaboração de relatórios de gestão. Ao longo do relatório pode observar-se em detalhe as funções desempenhadas nesta empresa, com alguns exemplos representativos da actividade desenvolvida no gabinete de contabilidade acima referido. Assim sendo, a estrutura deste relatório divide-se em três partes: a primeira parte aborda algumas considerações teóricas sobre o SNC que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2010; a segunda parte tem então a descriminação das tarefas desempenhadas, o modo como se calculam alguns impostos, o processamento de salários, importantes referências legislativas e esclarecimentos pertinentes ao longo de toda essa descrição; por fim, a terceira parte tem por objectivo conferir ao relatório um toque pessoal meu através de uma breve reflexão sobre o impacto do SNC nas empresas, sobre as mudanças verificadas e sobre as expectativas para o futuro.
Description: Relatório de estágio no âmbito do mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14456
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Mara Nogueira.pdf5.77 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

2,336
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 1

108,477
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.