Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/14283
Título: A poesia de Carlos Drummond de Andrade em manuais escolares do ensino médio no Brasil
Autor: Conselho, Ana Carla Pereira Martins 
Orientador: Mello, Cristina
Palavras-chave: Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 -- obra; Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 -- ensino secundário -- Brasil; Literatura brasileira -- estudo e ensino
Data: 2010
Título da revista, periódico, livro ou evento: A poesia de Carlos Drummond de Andrade em manuais escolares do ensino médio no Brasil
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A leitura de um conjunto de manuais escolares de língua portuguesa, adotados, atualmente, em escolas do Ensino Médio, no Brasil, considerando o lugar do estudo da poesia, e mais especificamente o lugar do estudo do grande poeta Carlos Drummond de Andrade, possibilita-nos assegurar que a compilação da poesia de Drummond nesses manuais (associada a um conjunto de orientações para o trabalho escolar) é castradora da leitura e do estudo do texto poético neste ciclo do ensino. Os estudos sobre os manuais escolares tendem a desconsiderar a legitimidade deste recurso didático no trabalho escolar, apesar de, em alguns casos pontuais, ponderarem a validade deste material didático. Consideramos que o estudo do texto poético nos manuais ainda é muito escasso, pelo que o mesmo continua a ser uma temática pertinente na investigação no âmbito da formação de professores de Português. Postas estas questões, admitimos que é adequado um estudo alargado acerca da poesia de Carlos Drummond de Andrade, em manuais escolares de língua portuguesa, incidindo sobre uma análise: i) dos objetivos da sua leitura e estudo no Ensino Médio; ii) do modo como o texto poético é estudado na perspectiva destes recursos; iii) da forma como os professores podem dinamizar o estudo desse texto a partir das sugestões dos manuais. A articulação desta análise tem por base alguns estudos que consideram, por um lado, componentes do texto literário e, por outro lado, capacidades necessárias ao leitor no ato da leitura literária, de acordo com os modos literários em que se enquadram. Neste sentido, apresentaremos diretrizes que esses estudos nos facultam para uma mais propícia e adequada escolarização da poesia de Carlos Drummond de Andrade em manuais do Ensino Médio. Como os pressupostos dos manuais escolares são limitativos do ponto de vista didático-pedagógico, sugerimos algumas alternativas para que o estudo da poética deste autor seja repensado, com vista a uma leitura mais alargada e, portanto, mais pertinente para a formação dos alunos-leitores.
The reading of a set of Portuguese language textbooks currently adopted in Brazilian Secondary Education, considering the place occupied by the study of poetry and, more specifically, the position taken by the poet Carlos Drummond de Andrade, enables us to claim that the compilation of Drummond’s poetry in those textbooks (linked to a series of guidelines for school work) is emasculating the reading and the study of the poetic text in this cycle of education. Studies on textbooks tend to disregard the legitimacy of that didactic resource within school work, despite pondering the validity of this sort of material in some specific cases. We believe that the study of poetry in textbooks is still very scarce, so it remains a relevant thematic in what concerns investigation related to the training of Portuguese teachers. Faced with these issues, we admit that it is appropriate a broader study on Carlos Drummond de Andrade’s poetry in Portuguese language textbooks focusing on an analysis: i) of the goals of its reading and study in Secondary Education; ii) of the way the poetic text is studied from the perspective of these resources; iii) of how teachers can foster the study of that type of text from the suggestions presented in the textbooks. The articulation of this analysis is based on some studies that consider, on the one hand, the components of literary texts and, on the other hand, the necessary skills for the reader in the act of literary reading, according to the literary modes in which they fit. In this sense, we will present guidelines provided by these studies for a more suitable and appropriate schooling of Carlos Drummond de Andrade’s poetry in Secondary Education textbooks. As the assumptions of textbooks are limitative from the didactic and pedagogic point of view, we suggest some alternatives, so that the study of this author’s poetic be rethought in order to reach a broader and therefore more relevant reading for the formation of student-readers.
Descrição: Dissertação de mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/14283
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

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