Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/14255
Título: | Actividades práticas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade: um estudo sobre a gestão sustentável de recursos | Outros títulos: | Practical activities in Natural Sciences schoolbooks for 8th graders: a study on sustainable management of resources | Autor: | Pires, E. R. Gomes, C. R. |
Palavras-chave: | Manuais escolares; Actividades práticas; Sustentabilidade; Gestão sustentável dos recursos | Data: | 2010 | Editora: | GEOTIC - Sociedade Geológica de Portugal | Citação: | PIRES, E. R.; GOMES, C. R. - Actividades práticas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade: um estudo sobre a gestão sustentável de recursos. "e-Terra". ISSN 1645-0388. 15:42 (2010) | Título da revista, periódico, livro ou evento: | e -Terra | Número: | 42 | Resumo: | O Currículo Nacional do Ensino Básico e as Orientações Curriculares de Ciências Físicas e
Naturais (OCCFN) para o 3.º Ciclo identificam as perspectivas de educação para o desenvolvimento
sustentável. Este estudo pretendeu analisar, em 5 manuais do 8.º ano de escolaridade, se estes integram
propostas de actividades práticas no sentido das OCCFN e que visem promover a educação para a
sustentabilidade, no sub-tema “Gestão Sustentável dos Recursos”. Foi possível concluir que existe uma
diversidade acentuada, em especial, relativamente ao número de actividades sugeridas em cada manual, e
que estas nem sempre estão de acordo com as actividades propostas nas OCCFN. The National Curriculum of Basic Education as well as the Curricular Guidelines for Physical and Natural Sciences for the third cycle show educational perspectives for sustainable management. This study intended to analyze whether the schoolbooks selected include practical activities according to the Physical and Natural Sciences Curricular Guidelines that intend to promote an education for sustainability. The sub-topic “sustainable management of resources”, in five 8th Grade schoolbooks, was analyzed. The analysis of the data led to the conclusion that there is a great diversity, mainly in what concerns the number of practical activities suggested in each book, and they do not follow the activities suggested by the Curricular Guidelines. |
Descrição: | Comunicação apresentada ao VIII Congresso Nacional de Geologia, em Braga (9-16 de Julho 2010) | URI: | https://hdl.handle.net/10316/14255 | ISSN: | 1645-0388 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Ciências da Terra - Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Actividades práticas nos manuais escolares de Ciências Naturais.pdf | 437.59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
466
Visto em 15/out/2024
Downloads
332
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.