Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14182
Title: A Globalização, a OMC e o comércio electrónico
Authors: Pereira, Alexandre L.D. 
Keywords: Globalização OMC; Comércio electrónico, propriedade intelectual
Issue Date: 2002
Serial title, monograph or event: Revista Seqüência
Issue: 45
Place of publication or event: UFSC, Florianopolis
Abstract: Sumário: I. Introdução. 1. A (r)evolução da Internet (convergência e interoperabilidade) e sua comercialização (as empresas tecnológicas e a migração para o mercado digital). 2. Noção, vantagens e modalidades do comércio electrónico (B2B, B2C; directo e indirecto). 3. A dimensão mundial do comércio electrónico e a regulação da Internet: do estado de “anarquia em linha” à afirmação de novas zonas de soberania. II. O mito do comércio livre (ou a falácia do mercantilismo «globalitário») na Internet 1. Das taxas públicas às rendas privadas no Acordo sobre aspectos dos direitos de propriedade intelectual relacionados com o comércio (ADPIC/TRIPS). 1.1. O direito de distribuição e o problema do (não) esgotamento dos direitos no comércio electrónico. 1.2. As excepções aos direitos de propriedade intelectual e a regra dos três passos segundo as exigências do comércio mundial. 2. A subtileza do neo-proteccionismo. 2.1. A propósito da protecção do consumidor (... incluindo o investidor). 2.2. A propósito da protecção da saúde pública: o caso da comercialização de medicamentos na Internet. Abstract.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14182
Rights: openAccess
Appears in Collections:FDUC- Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Globalização OMC e Comercio Electronico.pdf75.43 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

602
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

810
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.