Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13787
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorProvidência, Constança-
dc.contributor.advisorPedrosa, Maria Arminda-
dc.contributor.authorSeco, Marta Cristina Simões Nogueira-
dc.date.accessioned2010-09-21T09:32:10Z-
dc.date.available2010-09-21T09:32:10Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.citationSeco, Marta Cristina Simões Nogueira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de quimica no 3º ciclo do ensino secundário. Coimbra, 2010en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13787-
dc.description.abstractNeste relatório apresenta-se o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Projecto de Investigação Educacional I e Projecto de Investigação Educacional II do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Assim, considerando que desde a sua génese a Física e a Química procuram descrever, estudar e propor soluções para os diferentes problemas que surgiam ao Homem, enquanto entidade colectiva, procurou-se verificar até que ponto as estratégias e as metodologias utilizadas em contexto de sala de aula eram eficazes. Neste contexto, este trabalho apresenta-se dividido em cinco capítulos. No Capítulo I apresentam-se os conceitos utilizados em todo o trabalho. De seguida, no Capítulo II enunciam-se as metodologias utilizadas nos dois projectos de investigação educacional. Nos Capítulos III e IV apresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito das disciplinas Projecto de Investigação Educacional I e Projecto de Investigação Educacional II, respectivamente. Deste modo, no Capítulo III (relativo à disciplina Projecto de Investigação Educacional I) descreve-se o trabalho subordinado à Física. Nele encontram-se actividades práticas relacionadas com a sucessão das estações do ano, fases da Lua e eclipses (lunares e solares), bem como a apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos. No Capítulo IV, sobre o Projecto de Investigação Educacional II, subordinado à Química, é abordada a problemática da energia e comportamentos sustentáveis. À semelhança do Capítulo III, apresentam-se, analisam-se e discutem-se os resultados obtidos. Por fim, no Capítulo V enunciam-se as limitações da investigação, assim como a sugestão de diferentes rumos de investigação. PALAVRAS-CHAVE: actividades práticas, sucessão das estações do ano, fases da Lua, eclipses, energia, comportamentos sustentáveis.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEnsino da física - 7º ano - cosmologiaen_US
dc.subjectEnsino da química - 7º ano - fontes e formas de energiaen_US
dc.subjectInvestigação - educaçãoen_US
dc.titleRelatório de estágio de mestrado em ensino de física e de quimica no 3º ciclo do ensino secundárioen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6464-8023-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
2. Relatório final_Corpo do texto.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

480
checked on May 7, 2024

Download(s)

97
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.