Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/13581
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pedrosa, Mª Arminda | - |
dc.date.accessioned | 2010-08-05T12:07:16Z | - |
dc.date.available | 2010-08-05T12:07:16Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 7:nº extraordinario (2010) 346-362 | en_US |
dc.identifier.issn | 1697-011X | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/13581 | - |
dc.description.abstract | No contexto de emergência da Década das Nações Unidas de Educação para Desenvolvimento Sustentável, como noutros, emergentes desta iniciativa, ou com ela relacionados, particularmente referentes a boas práticas, procede-se a uma breve revisão de documentos importantes relativamente a prioridades para as ciências e a educação científica. Reconhecendo a importância dos professores, incluindo os de ciências e, em particular, os de Física e Química, para reorientarem os currículos de cujo ensino são responsáveis no sentido de educação para desenvolvimento sustentável, referem-se dois programas de formação contínua e desenvolvimento profissional de professores. Apresentam-se sumariamente aspectos salientes, numa perspectiva de educação para a sustentabilidade e remetendo para fontes de informação pertinentes. Um dos programas realizou-se num departamento universitário de química, destinou-se a professores de Física e Química dos Ensinos Básico e Secundário e intitulou-se “Temáticas CTS em ensino de Química – Abordagens envolvendo trabalho laboratorial”, enquanto o outro, que se intitulou “Educação para um Desenvolvimento Sustentável - Mudanças Climáticas e Edublogues Climántica” e se destinou a professores de Ciências dos Ensinos Básico e Secundário, ainda decorre num centro de formação de uma associação de escolas (Ensinos Básico e Secundário), tem o apoio institucional da UNESCO (Portugal) e envolve, como formadores, professores universitários cujos perfis profissionais representam diversas áreas científicas, e do Ensino Básico e Secundário com experiência em Edublogues Climántica. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Educação para desenvolvimento sustentável | en_US |
dc.subject | Educação científica | en_US |
dc.subject | Formação de professores | en_US |
dc.subject | Boas práticas | en_US |
dc.title | Ciências, Educação Científica e Formação de Professores para Desenvolvimento Sustentável | en_US |
dc.type | article | en_US |
degois.publication.firstPage | 346 | en_US |
degois.publication.lastPage | 362 | en_US |
degois.publication.title | Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias | en_US |
dc.identifier.doi | 10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.iextra.15 | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | FCTUC Química - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ciências, Educação Científica e Formação de Professores.pdf | 640.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
WEB OF SCIENCETM
Citations
1
checked on Oct 2, 2024
Page view(s) 50
642
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
363
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.