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https://hdl.handle.net/10316/13439
Título: | Medicamentos e Corpo. Consumidores de Fármacos, o que Pensam e o que Sabem – o Impacte de Intervenção Informativa | Outros títulos: | Medicines and the Body. What is it Consumers Think and Know About Medicines – the Impact of Field Information | Autor: | Santiago, Luiz Miguel Cardoso, Salvador Massano |
Data: | 2009 | Editora: | Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos | Citação: | Acta Médica Portuguesa. 22 (2009) 241-246 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Acta Médica Portuguesa | Número: | 22 | Resumo: | Introdução: São insuficientes os conhecimentos acerca da actuação dos medicamentos
no corpo. A informação/formação a cada indivíduo segundo regras bem definidas pode
originar melhoria de tais conhecimentos.
Objectivos: Averiguar o impacte de intervenção nos conhecimentos acerca de como o
medicamento actua no organismo, farmacocinética e farmacodinâmica, segundo o género,
o considerar sofrer de doença crónica e tomar continuadamente medicamentos.
Material e métodos: Estudo observacional, por inquérito postal, para auto-preenchimento sigiloso e em anonimato a maiores de 16 anos, três semanas após o fim da intervenção,
realizada por meios escritos e audio-visuais. Amostra epidemiológica não probabilística
em Abril de 2008. Análise estatística descritiva e inferencial para comparação entre dois
pontos de medição.
Resultados: Foram recebidos 272 (34,9% de proporção) no primeiro tempo e 424 Questionários (54,4% dos entregues na segunda fase), não havendo diferenças entre ambas as
amostras. Em 184 questionários há para 44,1% dos Questionários menção a contacto com
os meios de intervenção e em 28,3% há resposta para ambos os tempos de pesquisa.
Melhores resultados no segundo tempo de medida para Um medicamento apenas corrige o que está errado no corpo e Sei como um medicamento actua no organismo, com
significado e para Um medicamento apenas em algumas partes do corpo, Um medicamento depois de tomado o medicamento é integrado no corpo e Depois de integrado no
corpo o medicamento é tratado para ser eliminado, sem significado. Piores respostas
após intervenção para Um medicamento pode apenas pôr-me mais bem disposto, sem
significado.
Discussão: As estratégias de comunicação tendo o médico como veículo de informação
são cada vez mais importantes num modelo menos paternalista do exercício da Medicina.
Não encontrámos outros estudos para comparação de resultados.
Conclusões: A intervenção informativa sobre como o medicamento actua no organismo,
sobre farmacocinética e farmacodinâmica produziu melhoria nos conhecimentos. There is poor knowledge about how medicines act in the body. Information made by defined rules, can improve such bad knowledge. In a primary care setting, the result of an intervention campaign by written and audio-visual techniques about pharmacokinetics, pharmacodynamics and about how medicines work in the body, was assessed through a validated questionnaire for self fulfilment, in anonymity, to be returned by mail, three weeks after the end of the information period, in April 2008. A non-probabilistic population was studied and results compared to the ones previous to the intervention period. A total of 272 (34,9% proportion) was received back in period one and of 424 (54,4% proportion) in the second period. In 184 (44,1%) of the questionnaires there is accordance to having had contact with the means of the intervention. There are better results after intervention for Medicines only correct what is wrong in the body and I know how medicines work in the body with significance and, with no significance for Medicines are integrated in the body after they have been ingested and After integrated medicines are treated to be eliminated. We found worst results after intervention but with no significance for Medicines can only make me feel better. Communication strategies in a non paternalistic model of practice are important if made in accordance to correct audio-visual or written techniques. As main conclusions we found that knowledge about pharmacokinetics, pharmaco-dynamics and how medicines work in the body can be increased by well designed medical information campaigns. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/13439 | ISSN: | 1646-0758 | DOI: | 10.5712/rbmfc4(13)218 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FMUC Medicina - Artigos em Revistas Nacionais |
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