Title: A CIDADE DIGITAL VS A CIDADE INTELIGENTE: ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÓMICO E/OU DE MARKETING TERRITORIAL
Authors: Fernandes, Ricardo Jorge Lopes 
Fernandes, Rui Jorge Gama 
Keywords: Cidade inteligente;Cidade digital;Marketing territorial
Issue Date: Sep-2006
Citation: FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2006) A Cidade Digital vs. a Cidade Inteligente: Estratégias de Desenvolvimento Sócio-Económico e/ou de Marketing Territorial. In Actas do 2º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Universidade do Minho, Braga, de 27 a 29 de Setembro de 2006.
Series/Report no.: Actas do 2º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável
Abstract: Nos últimos anos, no quadro da nova economia e da emergência de novas tecnologias, temos assistido a um crescimento assinalável da pertinência das questões da gestão da sustentabilidade dos territórios nas suas múltiplas dimensões, implementando-se novas formas de pensar a cidade, acrescentando a dimensão digital e/ou inteligente na valorização do conhecimento e na utilização de tecnologias de informação e comunicação, vistas como pilares e estratégias fulcrais de desenvolvimento. Porém, algumas cidades utilizam-nas para mera valorização da sua imagem e segundo uma “moda”, sendo importante uma discussão conceptual baseada numa primeira aproximação metodológica às novas formas de marketing territorial associadas à cidade do conhecimento e à sua necessidade de auto-promoção e valorização. Neste sentido, o marketing e o desenvolvimento territorial, numa base de cooperação e coordenação estratégica, podem ser complementares e estruturantes para o território e para o seu desenvolvimento sustentado.
URI: http://hdl.handle.net/10316/12403
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernandes&Gama_PLURIS_2006.pdf438.62 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.