Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12004
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dc.contributor.advisorFerreira, José Pedro Leitão-
dc.contributor.advisorCampos, Maria João-
dc.contributor.authorAmaral, Joana Trindade Mano Ferreira-
dc.date.accessioned2009-11-16T14:52:04Z-
dc.date.available2009-11-16T14:52:04Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12004-
dc.descriptionDisponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UCen_US
dc.description.abstractA inclusão de alunos com deficiências é considerada uma das maiores reformas educativas do século XX em muitos países do mundo (Zollers et al.,1999 cit. por Panagiotou,Kudlacek & Evaggelinou, 2006). As políticas de inclusão são vistas como um dos maiores requisitos para implementar a mudança nas escolas. As aulas de Educação Física (EF) contribuem mais do que as outras aulas para a inclusão de crianças com deficiências na comunidade escolar, já que concorrem para o desenvolvimento dos três domínios fundamentais do comportamento: cognitivo, afectivo e psicomotor. O sucesso da inclusão depende em grande medida da qualidade dos programas regulares de EF e da possibilidade de estes irem ao encontro das necessidades de indivíduos diferentes (Sherrill, 1998). Este trabalho de investigação tem como objectivo geral avaliar as atitudes e a eventual alteração de atitudes dos alunos do 9.º ano de escolaridade face à inclusão de alunos com deficiência, antes e depois de implementada a semana da Educação Física Adaptada (EFA), onde se realizaram actividades de Desporto Paralímpico nas aulas de EF, bem como determinar a influência que o “género”, a “presença de pessoas com deficiência na família/amigos/vizinhos”, a “presença de pessoas com deficiência na turma”, a “presença de pessoas com deficiência na aula de Educação Física” e o “nível de competitividade”, exercem nas atitudes globais da Educação Física, nas atitudes específicas face à integração de alunos com deficiência na Educação Física e nas suas atitudes face à alteração de regras. O estudo abrangeu N=156 alunos do 9º ano de escolaridade . Os dados foram coligidos usando o CAIPE-R (Childrens Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised), (Block, 1995) traduzido e adaptado por Campos & Ferreira (2008), que os alunos responderam em duas ocasiões distintas: pré-teste e pós-teste, sendo que a intervenção foi a Semana da EFA. Os resultados indicam que, em geral, as atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de colegas com deficiências nas aulas de EF apesar de já serem aceitavelmente positivas no pré-teste, são mais significativas no pós-teste. Infelizmente não encontrámos em Portugal qualquer estudo neste campo pelo que consideramos que o nosso estudo pode servir de instrumento relevante para identificar problemas e mesmo agir perante as atitudes menos positivas dos alunos, possibilitando retirar ilações importantes acerca das atitudes dos alunos sem deficiência, do 9.º ano de escolaridade, face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, contribuindo assim para o desenvolvimento de futuras intervenções neste âmbito bem como para o sucesso da consolidação do processo de inclusão nas escolas portuguesas.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectAtitudes dos alunosen_US
dc.subjectPopulações especiaisen_US
dc.subjectEscola inclusivaen_US
dc.subjectEducação física escolaren_US
dc.titleAtitudes dos Alunos sem Deficiência Face à Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Físicaen_US
dc.title.alternativeEstudo Exploratório das Atitudes dos Alunos do 9º Ano de Escolaridadeen_US
dc.typebachelorThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4427-3276-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2148-3534-
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Conclus, limit, recom.pdf171.03 kBAdobe PDFView/Open
Discussao Resultados.pdf258.7 kBAdobe PDFView/Open
Indice geral.pdf137.18 kBAdobe PDFView/Open
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Introducao.pdf225.07 kBAdobe PDFView/Open
LISTA DE TABELAS.pdf104.27 kBAdobe PDFView/Open
Metodologia.pdf263.79 kBAdobe PDFView/Open
Referências Bibliográficas.pdf262.85 kBAdobe PDFView/Open
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