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Título: Motivação, Ansiedade e Burnout em Jovens Atletas
Autor: Rodrigues, Pedro Manuel de Almeida 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Gaspar, Miguel Pereira
Palavras-chave: Questionário; Ansiedade; Stress; Psicologia do desporto; Jovens atletas
Data: 2009
Resumo: O objectivo deste estudo foi saber as influências da motivação, ansiedade e burnout em jovens atletas praticantes de natação. Esta investigação analisou também, a influência da idade, anos de experiência, sessões semanais de treinos, tempo de treino, modalidades, género, escalão, nas diferentes variáveis (motivação, ansiedade e burnout). A amostra desta investigação foi constituída por 44 atletas praticantes da modalidade de Natação, sendo 22 do género masculino e 22 do género feminino, cujas idades se encontram compreendidas entre 10 e 14 anos de idade. A todos os sujeitos da amostra foram aplicados os questionários: “Questionário de Orientação Motivacional para o Desporto” (TEOSQ), “Questionário de Reacções à Competição” (SAS2), “Questionário de Auto-Avaliação Pré – Competitiva” (CSAI- 2Rd) e o “Questionário de stress e recuperação para atletas” (RESTQ-52 Sport)”. No presente estudo, a analise e o tratamento estatístico dos dados foi realizado através do programa “Statistical Package for Social Sciences – SPSS for Windows” (versão 16.0). Dos resultados obtidos neste estudo, podemos constatar que existem correlações significativas entre o traço de ansiedade, estado de ansiedade e o stress em geral. No que diz respeito ao estado da ansiedade e ao traço da ansiedade em relação aos géneros, os valores médios da ansiedade são superiores no género feminino. Podemos constatar também que os valores da auto-confiança são superiores no género masculino. Não se verificou diferenças significativas entre a auto-confiança, motivação e os níveis de ansiedade em função dos anos de experiência. Os valores da ansiedade são superiores nos atletas com menor experiência. Em relação à auto-confiança, os valores são superiores nos atletas com mais experiência. No que diz respeito aos valores da orientação para a tarefa, os valores são inferiores em atletas com menos experiência relativamente aos atletas com mais experientes, onde os valores de orientação para a tarefa são superiores. Quanto ao aumento do stress geral e da fadiga com o aumento do número de sessões semanais, existe uma correlação positiva e significativa. Por último, não se verificam diferenças estatisticamente significativas na sua totalidade, em relação ao aumento dos níveis do estado da ansiedade, stress emocional, stress geral e exaustão emocional com o aumento da idade. Existe somente para a ansiedade cognitiva com a idade. Podemos também referir que os valores médios do stress geral, exaustão emocional e stress emocional são superiores nos atletas mais velhos. No que diz respeito aos valores da ansiedade, estes são superiores nos atletas mais novos.
Descrição: Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/12002
Direitos: openAccess
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