Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/11719
Título: Esc(r)utar arquitectura : consciencialização auditiva do espaço arquitectónico
Autor: Silva, Cátia Marisa Ferreira da 
Orientador: Santarém, João Paulo Mendes Seiça Providência
Pereira, Carlos Tomás Mourão Soares da Costa
Palavras-chave: Arquitectura, estudos
Data: Ago-2009
Citação: Silva, Cátia Marisa Ferreira da - Esc(r)utar arquitectura : consciencialização auditiva do espaço arquitectónico. Coimbra, 2009.
Resumo: A presente dissertação pretende analisar o papel do som na arquitectura. Brotando da vivência do homem com o meio ambiente, a vertente audição versus acústica é apenas uma quinta parte da sua relação sensorial com a arquitectura mas revela ser um tema extenso. No entanto, é pouco explorada do ponto de vista do enriquecimento sonoro dos espaços arquitectónicos e das consequências psico-fisio-sociológicas nos seus utilizadores. O carácter sonoro de um espaço arquitectónico, enquanto componente indissociável do acto criativo, é tão legítimo como a sua implantação, materialidade, luz e geometria. Ele é analisado, no presente trabalho, através de uma leitura histórica, cultural, social e psicológica, com o intuito de despertar no arquitecto a sua intrínseca, mas obliterada, consciência sonora no acto projectual. Caminha-se ao longo da investigação para o cumprimento deste objectivo através da proposição de estratégias de projecto, com vista ao controlo e previsão sonora em fase de concepção, e das suas consequências em fase de utilização da obra de arquitectura. As premissas e conclusões retiradas do estudo da complexidade sonora na arquitectura são postas em prática no estudo do edifício das Termas de Vals (Suíça) do arquitecto Peter Zumthor, pois este edifício revela ter um carácter sonoro relevante e intencional. Analisam-se, do ponto de vista das intenções de projecto e dos resultados sonoros obtidos, seis espaços distintos das termas que foram escolhidos pelo seu peculiar carácter sonoro.
This dissertation pretends to analyze the role of sound in architecture. Appearing from the men experience with environment, the hearing versus acoustic is just the fifth part of his sensorial relation with architecture, but reveals to be an extensive theme. However is just a little explored in the architectural sound enrichment point of view and its psycho-physio-sociological consequences in the users. The sound character of an architectural space, as an inseparable component of the creative act, is so legitimate as its implanting, materiality, light and geometry. In this work, it is analyzed, through the historical, cultural, social and psychological reading, with intention to wake in architect his intrinsic, but obliterated, sound awareness in the projectual act. Goes up thrown the investigation to archive this finality, trough project strategies for the prevision and sound control in the conceptual phase, and its consequences in the utilization phase of architectural work. Premises and conclusions taked out from study of the sound complexity in architecture are applied in the study of the Therme Vals (Switzerland) building - of the Swiss architect Peter Zumthor - because this building reveals an intentional and relevant sound character. The analysis focus on intentions and final sound results, from six distinct therme spaces, which has been chosen by its particular sound character.
Descrição: Tese de Mestrado em Arquitectura.
URI: https://hdl.handle.net/10316/11719
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
anexo1.pdf286.56 kBAdobe PDFVer/Abrir
tese_catia_silva.pdf15.33 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.