Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116484
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dc.contributor.advisorAraújo, Filipe João Boavida Mendonça Machado de-
dc.contributor.advisorMacedo, Luís Miguel Machado Lopes-
dc.contributor.authorSilva, Edgar Soares da-
dc.date.accessioned2024-09-11T22:06:53Z-
dc.date.available2024-09-11T22:06:53Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.date.submitted2024-09-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/116484-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO seguinte documento é um esboço do estágio curricular referente ao Work Pack-age 2 do projeto NEXUS. Esta iniciativa está principalmente focada em melhorara eficiência da entrega de carga de camiões no Porto de Sines. A abordagem en-volve o desenvolvimento de uma plataforma de armazenamento de dados quemantém informações sobre a disponibilidade de transportadoras e a carga a sertransportada. Esta plataforma incorpora um modelo de Inteligência Artificialpara facilitar combinações otimizadas. O objetivo do estágio é construir o seg-mento backend de um protótipo para a plataforma, utilizando tecnologias decloud para facilitar uma API REST. Esta API pode ser utilizada pela aplicaçãofrontend correspondente ou por sistemas de gestão de transporte externos. O re-sultado esperado deste esforço de otimização é a redução de custos para o portoe a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.O seguinte documento é um esboço do estágio curricular referente ao Work Pack-age 2 do projeto NEXUS. Esta iniciativa está principalmente focada em melhorara eficiência da entrega de carga de camiões no Porto de Sines. A abordagem en-volve o desenvolvimento de uma plataforma de armazenamento de dados quemantém informações sobre a disponibilidade de transportadoras e a carga a sertransportada. Esta plataforma incorpora um modelo de Inteligência Artificialpara facilitar combinações otimizadas. O objetivo do estágio é construir o seg-mento backend de um protótipo para a plataforma, utilizando tecnologias decloud para facilitar uma API REST. Esta API pode ser utilizada pela aplicaçãofrontend correspondente ou por sistemas de gestão de transporte externos. O re-sultado esperado deste esforço de otimização é a redução de custos para o portoe a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.por
dc.description.abstractThe document outlines the goals and objectives of a curricular internship pro-gram that is part of the NEXUS project’s Work Package 2 (WP2). The main focusof WP2 is to create specialized multimodal network and logistics applications byutilizing high-quality data for the development of Big Data Analytics and Artifi-cial Intelligence Solutions. The internship aims to create a cloud-based backendsolution to optimize the capacity matching of hauliers. The solution will be a partof a platform that manages the matching process by allowing transport operatorsto register all of the necessary components, which will be used in conjunctionwith data received from the control tower by Artificial Intelligence to suggest thebest route and haulier for container deliveries. The objective is to reduce ineffi-ciencies in the utilization of haulier resources and achieve significant cost savingsfor hauliers while also reducing greenhouse gas emissions.In summary, the internship will yield a system that prototypes a resolution for the WP2.2 issue within the NEXUS project. This system will be pertinent to other stakeholders involved in the project, particularly the company, Marlo. Its purpose will be to identify any deficiencies in the solution and use them as a foundation for further development.The document outlines the goals and objectives of a curricular internship pro-gram that is part of the NEXUS project’s Work Package 2 (WP2). The main focusof WP2 is to create specialized multimodal network and logistics applications byutilizing high-quality data for the development of Big Data Analytics and Artifi-cial Intelligence Solutions. The internship aims to create a cloud-based backendsolution to optimize the capacity matching of hauliers. The solution will be a partof a platform that manages the matching process by allowing transport operatorsto register all of the necessary components, which will be used in conjunctionwith data received from the control tower by Artificial Intelligence to suggest thebest route and haulier for container deliveries. The objective is to reduce ineffi-ciencies in the utilization of haulier resources and achieve significant cost savingsfor hauliers while also reducing greenhouse gas emissions.In summary, the internship will yield a system that prototypes a resolution for the WP2.2 issue within the NEXUS project. This system will be pertinent to other stakeholders involved in the project, particularly the company, Marlo. Its purpose will be to identify any deficiencies in the solution and use them as a foundation for further development.eng
dc.description.sponsorshipOutro - Conteúdo produzido no âmbito da Agenda “NEXUS - Pacto de Inovação – Transição Verde e Digital para Transportes, Logística e Mobilidade”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Português, com o n.º C645112083-00000059 (projeto de investimento n.º 53).-
dc.language.isoeng-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNEXUSeng
dc.subjectBackendeng
dc.subjectWeb developmenteng
dc.subjectCloud technologieseng
dc.subjectAmazon Web Serviceseng
dc.subjectNEXUSpor
dc.subjectBackendpor
dc.subjectServiços Web Amazonpor
dc.subjectDesenvolvimento Webpor
dc.subjectTecnologias de nuvempor
dc.titleDEVELOPMENT OF A CLOUD-BASED APPLICATION FOR THE NEXUS HAULIER CAPACITY MATCHINGeng
dc.title.alternativeDEVELOPMENT OF A CLOUD-BASED APPLICATION FOR THE NEXUS HAULIER CAPACITY MATCHINGpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI - FCTUC-
degois.publication.titleDEVELOPMENT OF A CLOUD-BASED APPLICATION FOR THE NEXUS HAULIER CAPACITY MATCHINGeng
dc.date.embargoEndDate2025-01-19-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2025-01-19*
dc.identifier.tid203693485-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.justificaEmbargoExistência de um possível uso comercial para o trabalho desenvolvido na tese, o que aconselha alguma reserva na divulgação dos resultados.-
uc.contributor.authorSilva, Edgar Soares da::0009-0004-9419-6645-
uc.degree.classification15-
uc.date.periodoEmbargo180-
uc.degree.presidentejuriTeixeira, César Alexandre Domingues-
uc.degree.elementojuriAraújo, Filipe João Boavida Mendonça Machado de-
uc.degree.elementojuriCerveira, Frederico Manuel Duarte-
uc.contributor.advisorAraújo, Filipe João Boavida Mendonça Machado de-
uc.contributor.advisorMacedo, Luís Miguel Machado Lopes-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextembargo_20250119-
item.languageiso639-1en-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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