Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116468
Title: O início de uma jornada como Professora de Matemática
Other Titles: The beginning of a journey as a Mathematics Teacher
Authors: Vicente, Catarina Sofia Ferreira
Orientador: Albuquerque, Helena Maria Mamede
Keywords: Pedagogical Internship; Teacher; Math; Teaching; Student; Estágio Pedagógico; Professor; Matemática; Ensino; Aluno
Issue Date: 18-Jul-2024
Serial title, monograph or event: O início de uma jornada como Professora de Matemática
Place of publication or event: Departamento de Matemática da UC
Abstract: O presente relatório de estágio, foi redigido no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Reflete todo o trabalho desenvolvido pela Professora Estagiária durante o Estágio Pedagógico, na Escola Secundária José Falcão, no ano letivo 2023/2024, orientado cientificamente pela Doutora Helena Albuquerque e pedagogicamente pela Professora Natividade Morgado.A Professora Estagiária acompanhou todas as aulas da Orientadora Cooperante nas turmas que lhe foram atribuídas, tendo realizado a prática de ensino supervisionada na turma 7 do 12º ano. A par da lecionação de aulas, a autora deste relatório desenvolveu atividades para a comunidade escolar, participou em reuniões, acompanhou o trabalho de um Diretor de Turma e integrou Estruturas de Orientação Pedagógica e Educativa.O Estágio Pedagógico é um marco importante no percurso de um estudante estagiário, onde contacta pela primeira vez com a realidade de uma escola e onde a dicotomia entre ensinar e aprender é constante. Este relatório pretende descrever todas as atividades desenvolvidas e competências adquiridas durante a prática pedagógica, em cinco capítulos: Introdução, Enquadramento do Estágio Pedagógico, Prática Pedagógica, Estruturas deOrientação Pedagógica e Educativa e Atividades. No final, é feita uma reflexão crítica acerca deste ano, onde se faz um balanço de todas as aprendizagens adquiridas.
This report of stage was written as part of the Master's degree in Mathematics Education for the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education at the Department of Mathematics of the Faculty of Science and Technology at the University of Coimbra. It reflects all the work developed by the Student Teacher during her Teaching Internship at José Falcão Secondary School in the 2023/2024 academic year, scientifically supervised by Professor Helena Albuquerque and pedagogically supervised by Professor Natividade Morgado.The Student Teacher attended all the classes of the Cooperating Supervisor in the assigned classes, having conducted supervised teaching practice in the 12th grade, class 7. In addition to teaching classes, the author of this report developed activities for the school community, participated in meetings, followed the work of a class director, and integrated Pedagogical and Educational Guidance Structures.The Pedagogical Internship is an important step for the journey of a Student Teacher, marking the first encounter with the reality of a school and where the dichotomy between teaching and learning is constant. This report aims to describe all the activities and developed skills during the teaching practice in five chapters: Introduction; Framework of Teaching Intership; Pedagogical Practice; Pedagogical and Educational Guidance Structures; Activities. At the end, a critical reflection is made about this year, where a review of all the acquired learning takes place.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/116468
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

25
checked on Oct 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons