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https://hdl.handle.net/10316/116456
Title: | "Behind the scenes": Mais do que uma "loja do cidadão" ao dispor da comunidade académica | Other Titles: | Behind the Scenes: More than a "citizen store" available to the academic community | Authors: | Mendes, Andreia Ferreira | Orientador: | Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira | Keywords: | IndividuALL project; Team; Collaboration; Needs Analysis; Organizational Climate; Projeto IndividuALL; Equipa; Colaboração; Análise de Necessidades; Clima Organizacional | Issue Date: | 24-Jul-2024 | Serial title, monograph or event: | "Behind the scenes": Mais do que uma "loja do cidadão" ao dispor da comunidade académica | Place of publication or event: | Student Hub da Universidade de Coimbra | Abstract: | O presente relatório dá conta do trabalho desenvolvido, entre setembro de 2023 e junho de 2024, no Projeto Especial Student Hub (SH) da Universidade de Coimbra (UC), especificamente, na sua Equipa de Coordenação, tendo incindido no contributo e retorno desenvolvido por pessoas a pessoas. O SH, enquanto espaço que presta apoio, principalmente, a estudantes pré-universitários e universitários, procura tornar tangível e rápido o acesso a diversos serviços, podendo mesmo assemelhar-se a uma “loja do cidadão”, embora em contexto institucional. No entanto, e porque um espaço (enquanto estrutura complexa em meio universitário) não se caracteriza somente por ações, mas também por pessoas que realizam essas ações, surgiu a necessidade de averiguar e compreender de que forma existe bem-estar e qualidade de vida no trabalho dinamizado e como estes aspetos poderiam ter implicações na forma de estar e atuar, a partir da relação entre indivíduo e todo. Assim surgiu o projeto IndividuALL, um projeto colaborativo, que introduziu algumas intervenções técnico-pedagógicas ao nível da identificação, análise e avaliação de necessidades (recolha de dados, feedback e interpretação de perspetivas) e da formação (ações de formação e de informação em termos individuais e grupais). Os objetivos deste projeto passaram por desenvolver competências pessoais e socioemocionais, promover a coesão intra e intergrupal, a par de antecipar e prevenir o burnout. Este projeto-piloto foi desenvolvido de forma segmentada, envolvendo duas equipas do SH, nomeadamente, a Equipa de Coordenação e a Equipa da Divisão de Atendimento e Atratividade. A principal conclusão a que se chegou foi que a cultura organizacional da UC impacta a cultura organizacional do SH, pelo que poderá em alguns casos, tendencialmente, pôr em causa o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, em termos individuais, e coletivamente, prejudicar a dinâmica das equipas. Coloca-se como limitação o facto dos dados obtidos corresponderem apenas a uma parte dos colaboradores do SH, num determinado período de tempo, pelo que será pertinente, futuramente, alargar e prolongar este tipo de ações a mais equipas, não só do SH, mas também da UC. This report details the work carried out between September 2023 and June 2024 in the Special Project Student Hub (SH) of University of Coimbra (UC), specifically within its Coordination Team, focusing on the contributions and feedback developed from people to people. The SH, as a space that primarily supports pre-university and university students, aims to make access to various services tangible and quick, resembling a citizen’s service center, although in an institutional context. However, recognizing that a space (as a complex structure within a university environment) is characterized not only by actions but also by the people who perform those actions, it became necessary to investigate and understand how well-being and quality of life are manifested in the dynamic work environment and how these aspects could have implications on behavior and performance, based on the relationship between the individual and the whole. Thus, the IndividuALL project emerged as a collaborative initiative, introducing several technical. pedagogical interventions aimed at identifying, analyzing, and assessing needs (data collection, feedback, and interpretation of perspectives) and training (individual and group training and information sessions). The objectives of this project were to developed personal and socio-emocional skills, promote intra and intergroup cohesion, and anticipate and prevent burnout. This pilot project was developed in a segmented manner, involving two SH teams, namely the Coordination Team and Division of Attendance and Attractiveness Team. The main conclusion reached was that the organizational culture of UC impacts the organizational culture of SH, which may, in some cases, tend to compromise well-being and quality of life at work individually and, collectively, harm team dynamics. A limitation is that the data obtained correspond only to a part of the SH staff over a specific period, suggesting that it would be pertinent in the future to expand and extend such actions to more teams, not only within SH but also within UC. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/116456 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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