Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116163
Title: Literatura, Ciência e História na obra «oceânica» de Júlio Verne (1863-1905)
Other Titles: Literature, Science and History in the «oceanic» work of Jules Verne (1863-1905)
Authors: Lavoura, Paulo Alexandre de Bandarra e
Orientador: Pereira, Ana Leonor Dias Conceição
Pita, João Rui Couto da Rocha
Keywords: Ciência; Divulgação científica e vulgarização do conhecimento; História; Júlio Verne; Literatura; History; Jules Verne; Literature; Science; Scientific divulgation and vulgarisation of Knowledge
Issue Date: 15-Jul-2024
Serial title, monograph or event: Literatura, Ciência e História na obra «oceânica» de Júlio Verne (1863-1905)
Place of publication or event: IIIUC - Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra
Abstract: Neste tempo que é o nosso, tão indelevelmente marcado pela relevância social e cultural da ciência e da tecnologia, mas que começou verdadeiramente a configurar-se no século XIX, a presente dissertação visa realizar um estudo interpretativo de natureza interdisciplinar no âmbito dos Estudos Contemporâneos, especificamente no que concerne ao período compreendido entre 1863 e 1905 e nas áreas de especialização de História Contemporânea, de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, de História da Cultura e das Mentalidades e de História das Ideias Políticas e Sociais, tendo as Viagens Extraordinárias de Júlio Verne (1828-1905) como campo de investigação. Constituídas por sessenta e dois romances e dezoito novelas, que resultaram num corpus literário com cerca de 22 000 páginas, podendo muito justamente e não apenas por este motivo reclamar uma dimensão «oceânica», que haveriam de fazer de Júlio Verne, no âmbito da institucionalização do fenómeno da cultura de massas, uma das figuras mais emblemáticas da cultura ocidental, a coleção das Viagens Extraordinárias representa a face mais visível de uma vasta produção que no final da vida deste prolífero autor contava com mais de duzentos e cinquenta títulos. A partir de elementos díspares, cenários terrestres muito pouco conhecidos, mas sobretudo insólitos (lua, fundo dos mares, entranhas subterrâneas), veículos extraordinários (balões, balas-foguetão, submarinos), descrições técnicas e científicas, considerações históricas, políticas, sociais e geográficas, reunidos sob a forma de romances de aventura com uma forte componente didática, Júlio Verne nesta coletânea, ao longo de mais de quarenta anos, conseguiu, não obstante, construir um universo coerente, o qual, na sua singularidade, dimensão poliédrica e vertente documental, se revelou um precioso testemunho para a compreensão da época contemporânea. Nesta medida, como bem considerou Daniel Compère, um dos seus mais reputados investigadores, porque as Viagens Extraordinárias se alimentam da sua época e lhe pertencem, os seus leitores têm o privilégio de escutar «as múltiplas vozes do século XIX». Júlio Verne foi o pioneiro de um género literário que ficou conhecido como «romance científico» ou «romance da ciência», o qual, de modo algum, não obstante com ele partilhar alguns elementos narrativos, pode ser confundido com o género de ficção científica. Enquanto este género, utiliza a ciência como catalisador do enredo para fins puramente ficcionais, como efeito especial capaz de conceder à obra literária um imaginário esteticamente coerente e apelativo, independentemente do quão especulativa e fantasista seja a sua exploração dos dados científicos, no «romance da ciência» de Verne, no qual, de acordo com o seu editor Pierre Jules-Hetzel, que atribuiu o título à coleção e lhes define logo no prólogo do segundo livro, um muito ambicioso perímetro conceptual, está em causa o seguinte desígnio: «O seu objetivo consiste, de facto, em resumir todos os conhecimentos geográficos, geológicos, físicos e astronómicos amassados pela ciência moderna, e de refazer, sob a forma atraente e pitoresca que lhe é própria, a história do universo»; o discurso científico está, fundamentalmente, ao serviço de uma função pedagógica e os conhecimentos apresentados, quase sempre verdadeiros ou muito próximos da realidade, são simultaneamente a matéria-prima da ficção. Por conseguinte, é justamente por via desta dimensão didática e pedagógica, que é tanto mais notável quanto se operacionalizou no campo da educação não formal por um homem que não tinha qualquer formação científica, que o precioso legado literário de Júlio Verne se revela particularmente importante. Neste âmbito pedagógico, de divulgação científica e de vulgarização do conhecimento, através da aplicação sistemática da fórmula, «a instrução que diverte, o divertimento que instrui», ao abrigo da qual os seus livros de aventuras, traduzidos pela maior parte das línguas e em todas as latitudes, se apresentavam de uma forma eminentemente clara e atrativa, Júlio Verne conseguiu, com as suas especiais qualidades literárias e o seu peculiar talento de educador, a proeza, inigualável até hoje, de ter encontrado um método indireto, mas eficaz, provavelmente mais eficiente do que os elementos da educação formal como são as enciclopédias, os manuais escolares e outros livros didáticos, de difusão e vulgarização do conhecimento, não apenas científico, mas proveniente de todas áreas de saber. Este método tanto contribuiu para a popularização da ciência, trazendo-a para a contemporaneidade, tornando-a, por assim dizer, “cultural”, como para um incontestável progresso da instrução e alargamento dos seus horizontes, naquilo que eles têm de desejo pelo saber, de vontade de aprender coisas novas, de gosto pela investigação científica e por descobrir os segredos do universo e os porquês da vida, de anseio por viajar e conhecer o mundo e de estudar ciência.
In our time, so indelibly marked by the social and cultural relevance of science and technology, but which truly began to take shape in the 19th century, this dissertation aims to carry out an interpretative study of an interdisciplinary nature within the scope of Contemporary Studies, specifically with regard to the period between 1863 and 1905 and in the specialization areas of Contemporary History, History and Sociology of Science and Technology, History of Culture and Mentalities and History of Political and Social Ideas, with Extraordinary Voyages of Jules Verne (1828-1905) as a field of investigation. Consisting of sixty-two novels and eighteen novellas, which resulted in a literary corpus of around 22,000 pages, being able to rightly and not only for this reason claim an «oceanic» dimension, which they would have made of Jules Verne, within the scope of institutionalization of the phenomenon of mass culture, one of the most emblematic figures of Western culture, the Extraordinary Voyages collection represents the most visible face of a vast production that at the end of the life of this prolific author had more than two hundred and fifty titles. Based on disparate elements, terrestrial scenarios that are very little known, but above all unusual (the moon, the bottom of the sea, underground bowels), extraordinary vehicles (balloons, rocket-propelled bullets, submarines), technical and scientific descriptions, historical, political, social and geographical areas, brought together in the form of adventure novels with a strong didactic component, Jules Verne in this collection, over more than forty years, nevertheless managed to build a coherent universe, which, in its uniqueness, polyhedral dimension and documentary, proved to be a precious testimony for understanding the contemporary era. To this extent, as Daniel Compère, one of its most renowned researchers, rightly considered, because the Extraordinary Voyages feed on their time and belong to it, their readers have the privilege of listening to «the multiple voices of the 19th century». Jules Verne was the pioneer of a literary genre that became known as the «scientific novel» or «science novel», which, in no way, despite sharing some narrative elements with him, can be confused with the science fiction genre. As for this genre, it uses science as a plot catalyst for purely fictional purposes, as a special effect capable of granting the literary work an aesthetically coherent and appealing imaginary, regardless of how speculative and fanciful its exploration of scientific data is, in the «novel of science» by Verne, in which, according to its editor Pierre Jules-Hetzel, who gave the title to the collection and defines them in the prologue of the second book, a very ambitious conceptual perimeter, the following aim is at stake: «The its objective is, in fact, to summarize all the geographical, geological, physical and astronomical knowledge kneaded by modern science, and to remake, in the attractive and picturesque form that is proper to it, the history of the universe»; scientific discourse is, fundamentally, at the service of a pedagogical function and the knowledge presented, almost always true or very close to reality, is simultaneously the raw material of fiction. Therefore, it is precisely through this didactic and pedagogical dimension, which is all the more remarkable as it was implemented in the field of non-formal education by a man who had no scientific training, that the precious literary legacy of Jules Verne proves to be particularly important. In this pedagogical scope, of scientific dissemination and vulgarisation of knowledge, through the systematic application of the formula, «instruction that entertains, entertainment that instructs», under which his adventure books, translated into most languages and in all latitudes, were presented in an eminently clear and attractive way, Jules Verne managed, with his special literary qualities and his peculiar talent as an educator, the feat, unmatched until today, of having found an indirect but effective method, probably more efficient than the elements of formal education such as encyclopedias, school manuals and other textbooks, in the dissemination and vulgarization of knowledge, not only scientific, but coming from all areas of knowledge. This method contributed both to the popularization of science, bringing it into contemporary times, making it, so to speak, “cultural”, and to an undeniable progress in education and broadening their horizons, in terms of their desire for knowledge, a desire to learn new things, a taste for scientific research and discovering the secrets of the universe and the reasons for life, a desire to travel and discover the world and study science.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Contemporâneos apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar
URI: https://hdl.handle.net/10316/116163
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons