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Título: A produção do território epistemológico camponês e a interculturalidade da pedagogia de casas familiares rurais do Brasil e de Portugal
Outros títulos: The production of the peasant epistemological territory and the interculturality of the pedagogy of rural family homes in Brazil and Portugal
Autor: Zimermann, Angelita
Meurer, Ane Carine
Guilherme, Maria Manuela Duarte 
Palavras-chave: Casa familiar rural; Pedagogia da alternância; Epistemologias do sul; Rural family house; Pedagogy of alternation; Southern epistemologies
Data: 29-Dez-2023
Editora: Editora Central de Periódicos da UFSM
Título da revista, periódico, livro ou evento: Geografia Ensino & Pesquisa
Volume: 27
Local de edição ou do evento: Santa Maria
Resumo: As Casas Familiares Rurais e a Pedagogia da Alternância têm produzido um conhecimento que articula a ancestralidade camponesa e os conhecimentos sistematizados historicamente em um processo territorial emancipatório. Desde a origem, em 1935, a conexão escola-comunidade favorece a permanência dos jovens no campo em relações político-sociais que integram uma práxis transformadora. Este artigo objetiva dar visibilidade à vida de egressos da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas (Brasil) e da Casa Escola Agrícola Campo Verde (Portugal), na ecologia de saberes dessas Epistemologias do Sul. A pesquisa qualitativa utilizou-se de entrevistas, vivências e observações, e identificou a apropriação do espaço que reconhece, valida e formaliza o conhecimento da resistência ao agronegócio. Na interculturalidade do território epistemológico camponês, essas escolas são uma alternativa de educação e emancipação do camponês.
The Rural Family Houses and the Pedagogy of Alternation have produced knowledge that articulates the peasant ancestry, and historically systematized knowledge in a territorial emancipatory process. Since its origin in 1935, the school-community connection has favored the permanence of young people in the countryside in political-social relations that are part of a transformative praxis. This article aims to give visibility to the lives of graduates of Três Vendas Rural Family House High School (Brazil) and Agricultural School House Campo Verde (Portugal), in the knowledge ecology of these Southern Epistemologies. The qualitative research used interviews, experiences, and observations and it has identified the appropriation of space that recognizes, validates, and formalizes the resistance knowledge to agribusiness. In the interculturality of the epistemological peasant territory, these schools are an alternative to education and peasant emancipation.
URI: https://hdl.handle.net/10316/115559
ISSN: 2236-4994
DOI: 10.5902/2236499474456
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

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