Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114869
Title: Influência do Estilo de Vinculação nas Práticas Educativas Parentais de Progenitores em Contexto de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais
Other Titles: Influence of Attachment Style on Parental Educational Practices of Parents in the Context of Regulation of the Exercise of Parental Responsibilities
Authors: Silva, Inês Pereira
Orientador: Alberto, Isabel Maria Marques
Keywords: adult attachment; educational practices; parenting styles; divorce; regulation of parental responsibilities; vinculação no adulto; práticas educativas; estilos educativos parentais; divórcio; regulação das responsabilidades parentais
Issue Date: 28-Feb-2024
Serial title, monograph or event: Influência do Estilo de Vinculação nas Práticas Educativas Parentais de Progenitores em Contexto de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Attachment is defined, in childhood, by the relationship between the caregiver figure and the child, and various attachment styles can emerge from this relationship, playing an important role throughout life, particularly in adulthood, in the bonds established with friends, romantic partners and children. The attachment style originates internal models, about the Self, the Other, and the world, influencing our perceptions and attitudes regarding certain events, such as divorce, and areas of life, such asparenting. Although parental attachment is considered an essential parameter in the assessment of parental skills, research on this topic is not particularly extensive. The present study aims to identify the attachments styles prevalent in fathers and mothers in the post-divorce context with interparental conflict and analyze their influence on the educational practices they adopt. The sample consists of 194 parents who responded to the Adult Attachment Scale (EVA) and the Educational Practices Assessment Questionnaire (EMBU-Parents) as part of a psychological assessment requested by the courts. A social desirability scale (EDS-20) was also included. The results indicate a greater prevalence of the Secure style, followed by the Preoccupied style, the Dismissing style and, finally, the Fearful style. Regarding the influence of attachment on parental educational practices, a significant positive effect of Comfort with Proximity on Emotional Support was found, in fathers and mothers, a significant negative effect of Anxiety on Emotional Support in fathers, and a significant negative effect of Confidence in Others in Control Attempts in mothers. Considering only the secure/insecure style, it was found that, in parents, it demonstrated an effect on Emotional Support, with the Secure style scoring higher; in mothers, the secure/insecure style did not prove to be a predictor of parental educational practices. Although no statistically significant differences were recorded, it appears that, in fathers, parents with a Secure style tend to adopt authoritative style educational practices, parents with a Dismissing style tend to adopt permissive style practices, while those with a Preoccupied style tend to adopt authoritarian style practices.
A vinculação é definida, na infância, pela relação da figura cuidadora com a criança, sendo que vários estilos de vinculação podem surgir desta relação, tendo um papel importante ao longo da vida, nomeadamente na idade adulta, nos vínculos que se estabelecem com amigos, parceiros românticos e filhos. O estilo de vinculação origina modelos internos sobre o Eu, o Outro, e o mundo, influenciando as perceções e atitudes perante certos acontecimentos, como o divórcio, e áreas da vida, como a parentalidade. Apesar de a vinculação dos progenitores ser considerada um parâmetro essencial na avaliação das competências parentais, a investigação nesta temática não é particularmente extensa. O presente estudo pretende identificar os estilos de vinculação prevalentes em pais e mães no contexto pós-divórcio com conflito interparental e analisar a sua influência nas práticas educativas que adotam. A amostra é constituída por 194 progenitores que responderam à Escala de Vinculação no Adulto (EVA) e ao Questionário de Avaliação das Práticas Educativas (EMBU-Pais) no âmbito de avaliação psicológica solicitada pelos tribunais. Foi também incluída uma escala de desejabilidade social (EDS-20). Os resultados indicam uma maior prevalência do estilo Seguro, seguido do estilo Preocupado, o estilo Desligado e, por último, o estilo Amedrontado. Relativamente à influência da vinculação nas práticas educativas parentais, foi encontrado um efeito positivo significativo do Conforto com a Proximidade no Suporte Emocional, nos pais e nas mães, um efeito negativo significativo da Ansiedade no Suporte Emocional nos pais, e um efeito negativo significativo da Confiança nos Outros na Tentativa de Controlo nas mães. Considerando apenas o estilo seguro/inseguro, verificou-se que, nos pais, o mesmo demonstrou ter efeito no Suporte Emocional, com o estilo Seguro a pontuar mais elevado; nas mães, o estilo seguro/inseguro não se mostrou preditor das práticas educativas parentais. Apesar de não se registarem diferenças estatisticamente significativas, verifica-se que, nos pais, os progenitores com estilo Seguro tendem a adotar práticas educativas do estilo autoritativo, os progenitores com estilo Desligado tendem a adotar práticas do estilo permissivo, enquanto os que registam um estilo Preocupado têm tendência a adotar práticas do estilo autoritário.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/114869
Rights: embargoedAccess
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