Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114297
Title: “Entre possibilidades e limites da Educação Integral: estudo de caso no sul do Brasil”
Other Titles: “Between possibilities and limits of Integral Education: a case study in southern Brazil”
Authors: Henn, Simone
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Zucchetti, Dinora Tereza
Keywords: Educação integra; Conceitos; Limitações; Possibilidades; Limitations; Concepts; Integral education; Possibilities; -; -
Issue Date: 7-Feb-2024
Serial title, monograph or event: “Entre possibilidades e limites da Educação Integral: estudo de caso no sul do Brasil”
Place of publication or event: FPCEUC
Abstract: A educação vem sendo, ao longo dos anos, território demarcado por nomeadas discussões, conceitos, teorias e linhas de ação buscando a cada período histórico/social suscitar elementos, estruturas e segmentos, no intuito de atender as demandas sociais de cada época. Vem sendo abordada como fator importante na proposição de uma sociedade em equidade voltada ao desenvolvimento completo do sujeito, potencializando sua ação enquanto membro ativo na dinâmica da sociedade em constante transformação. Nessa perspectiva, este trabalho versa sobre a educação integral, discutida a partir dos pressupostos referidos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, preconizada sob a égide da igualdade, equidade e amparada na defesa da democracia como elemento fundamental para a educação. As reflexões perpassam os conceitos que referem a educação integral do ponto de vista do desenvolvimento global e completo do sujeito, bem como da educação em tempo integral caracterizada pela ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. Perpassa os marcos das políticas públicas educacionais brasileiras, referindo sobre os programas governamentais desenvolvidos no Brasil ao longo das décadas, enfatizando o Programa Mais Educação - PME enquanto política pública de indução à educação na modalidade integral. A pesquisa se desenvolve ao abrigo do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCEUC e está vinculada ao projeto interinstitucional de pesquisa “Educação Integral entre práticas de educação escolar e não escolar. Perspectivas de formação humana e desenvolvimento social”, desenvolvido entre a Universidade de Coimbra/PT e a Universidade Feevale/BR. A investigação decorre em uma escola básica pública de educação integral em jornada ampliada, localizada ao sul do Brasil. Tenciona responder de que maneira a educação integral é pensada e de que forma se manifesta na prática cotidiana da instituição no âmbito das potencialidades e limitações. Nesse sentido, o objetivo está pautado na compreensão da educação integral, bem como a forma com que essa escola administra e a promove face aos pressupostos do desenvolvimento integral do sujeito, sob a ótica de diferentes atores envolvidos na dinâmica educativa. O estudo recorre à metodologia de estudo de caso amparado no método de investigação qualitativa, buscando pormenorizar a singularidade da ação educativa desenvolvida no espaço educacional. No intuito de dispor de uma base fundamentada e precisa utilizamos como fonte de informação as normativas legais que gerem a escola nas diferentes esferas administrativas, a literatura disponível sobre o tema em discussão, bem como as entrevistas a uma amostra de atores envolvidos na dinâmica escolar, representados pela equipe diretiva, coordenação pedagógica, docentes e familiares dos alunos matriculados. O tratamento da informação recolhida é realizado através da análise de conteúdo, levando em consideração os relatos dos intervenientes no que refere ao conceito de educação integral, a valorização dos saberes e a relação existente entre a escola e a comunidade. Partindo das considerações elencadas na análise de conteúdo verificamos que a escola promove atividades que postulam para a modalidade de educação para formação completa do estudante, perpassando a comunidade enquanto participante nesse processo de construção individual e social. Nesse sentido, a educação integral é pensada na escola e na comunidade enquanto espaço de participação, educação, aprendizagens, manifestadas nas práticas e projetos em que a comunidade educativa está envolvida. Os achados da pesquisa direcionam para as potencialidades existentes na dinâmica da educação integral em jornada ampliada, atendendo aos pressupostos do desenvolvimento global do estudante, sob a perspectiva dos envolvidos. Potencialidades observadas desde o engajamento docente às expectativas das famílias, permeadas pelas parcerias estabelecidas entre a escola e as diferentes instituições e setores público e privado. No que tange às limitações, há a necessidade de maior visibilidade da proposta, especialmente no que refere à gestão administrativa. É necessário, de acordo com os envolvidos, que se pense em uma política de estado em detrimento a uma ação governamental. Dito isto, as limitações perpassam desde a formação continuada dos docentes, à manutenção do espaço físico e estrutural da escola, assim como recursos pedagógicos e humanos que venham a colaborar na dinâmica educacional efetivada na escola.
Education has been, throughout the years, a territory marked by discussions, concepts, theories and lines of action seeking to raise elements, structures, and segments in each historical/social period, in order to meet the social demands of each period. It has been approached as an important factor in the proposition of a society in equity aimed at the complete development of the subject, enhancing its action as an active member in the dynamics of a society in a constant transformation. In this perspective, this work deals with integral education, discussed based on the assumptions mentioned in the 1932 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, advocated under the aegis of equality and equity, and supported by the defense of democracy as a fundamental element for education. The reflections go through the concepts that refer to full-time education from the point of view of the subject's global and complete development, as well as full-time education characterized by the extension of the time the student stays at school. It goes through the frameworks of Brazilian educational public policies, referring to government programs developed in Brazil over the decades, emphasizing the Mais Educação Program - PME as a public policy to induce full-time education. The research is developed under the PhD Program in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra - FPCEUC and is linked to the inter-institutional research project "“Educação Integral entre práticas de educação escolar e não escolar. Perspectivas de formação humana e desenvolvimento social”, developed between the University of Coimbra/PT and the Feevale University/BR. The research takes place in a public basic school of integral education with extended hours, located in the south of Brazil. It intends to answer how integral education is taught and how it manifests itself in the institution's daily practice in terms of potentialities and limitations. In this sense, the goal is based on the understanding of integral education, as well as the way this school manages and promotes it in view of the assumptions of the subject's integral development, from the point of view of different participants involved in the educational dynamics. The study uses the case study methodology supported by the qualitative research method, seeking to detail the singularity of the educational action developed in the educational space. In order to have a substantiated and precise basis, we use as a source of information the legal norms that manage the school in the different administrative spheres, the literature available on the subject under discussion, as well as interviews with a sample of participants involved in the school dynamics, represented by the management team, pedagogical coordination, teachers and family members of the enrolled students. The treatment of the collected information is carried out through content analysis, considering the reports of the participants regarding the concept of integral education, the valuing of knowledge, and the existing relationship between the school and the community. Based on the considerations listed in the content analysis, we verified that the school promotes activities that postulate the education modality for the student's complete formation, passing through the community as a participant in this process of individual and social construction. In the same way, comprehensive education is thought of in the school and in the community as a space for participation, education, and learning, manifested in the practices and projects in which the educational community is involved. The research findings point to the existing potentialities in the dynamics of comprehensive education in extended day, meeting the assumptions of the student's global development, from the perspective of those involved. Potentials observed range from teacher engagement to family expectations, permeated by partnerships established between the school and different institutions and the public and private sectors. As for the limitations, there is a need for greater visibility of the proposal, especially in terms of administrative management. It is necessary, according to those involved, to think of a state policy instead of a governmental action. All things considered, the limitations range from continuing education for teachers, to maintenance of the school's physical and structural space, as well as pedagogical and human resources that come to collaborate in the educational dynamics carried out in the school.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/114297
Rights: openAccess
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